O nome da família Ramella é muito frequente no norte ocidental da Itália. O primeiro integrante da família a pisar em solos brasileiros foi Gaspare Ramella. Filho de Giambattista e de Catarina Noci, Gaspare nasceu em 25 de julho de 1834. Em 14 de janeiro de 1857, casou-se com Luizia Cavani, filha de Francesco e Catarina Delmiglimo, resultando no nascimento do filho Carlo, em 15 de julho de 1860. Em 1870, casou-se novamente com Teresa Casali, nascendo o filho Francesco Raffaelle, em 28 de março do mesmo ano. Em janeiro de 1880, casou-se pela terceira vez, com Lucia Cé. O casal teve uma filha chamada Maria Teresa, nascida em 26 de dezembro de 1880. Maria Teresa tornou-se religiosa, adotando o nome de Irmã Bernadette. Gaspare partiu sozinho da Itália rumo ao Brasil em 22 de novembro de 1888, aportou no Rio de Janeiro e rumou ao Rio Grande do Sul, a bordo do navio Rio Negro.
Após, chegam ao Brasil os filhos de Gaspare: Francesco Raffalle e Maria Teresa, juntamente com sua esposa Lúcia Cé. Francesco Raffaelle Ramella, naturalizado como Raphael Ramella no Brasil, casou-se com Rosa Travagliati em 06 de maio de 1893. Desta união, nascem os filhos Henrique e Serafim, que deram origem à família Ramella. Henrique Luiz Ramella, filho de Raphael Ramella, nasceu em 28 de agosto de 1896 em Bento Gonçalves.
Em 10 de julho de 1915 casou-se com Josephina Guisti. Da união nasceram os filhos Carlos Alberto Délico, Luiza Alpina , Lidovino Antonio, Amália Maria Tereza, Ilza Diles Petronila, Fiorelo José Gaspar, Zenaide Leondina, Genória Valentina Maria, Delmina Maria Lourdes, Adolpho Philomeno Gaspar, André Antonio Valentin, Dorvalina Rosa Thereza e Luiz Salvador. Após o falecimento de Josephina, Henrique casou-se de novo com Aurélia Lucia Bisleri, em 29 de abril de 1937. Da segunda união nasceram os filhos José Nazareno, Josefina Rosa e Antonio João. Dos filhos das duas uniões ainda estão vivos: Adolpho, Genoria, Delmina Maria, Dorvalina, Luiz e Antonio. (Fotos: Acervo pessoal família Ramella)
Encontro de gerações
No último dia 21 de maio ocorreu o 1º encontro da Familia Ramella, em Caxias. O evento contou com a participação de 94 membros vindos de diferentes lugares. A programação contou com Missa na Igreja, com homenagens aos parentes já falecidos. Após, houve almoço no clube da família. A idealizadora do encontro foi Josemari Ramella, responsável por reunir parentes desconhecidos de diferentes lugares, além de proporcionar o primeiro encontro oficial da família.
Fonte
As informações desta coluna foram uma contribuição de Josemari Ramella