Neste sábado, 13 de maio, comemoram-se os 100 anos desde a primeira aparição da Nossa Senhora de Fátima, em 1917, testemunhada por três crianças videntes, na freguesia de Fátima, em Portugal. Em 24 de janeiro de 1954, Caxias do Sul e Garibaldi serviram de rota para centenas de fiéis de Nossa Senhora de Fátima.
Há 62 anos, a grande manifestação de fé teve motivação extra: a coroação de uma imagem da santa, vinda diretamente de Portugal. De Caxias, a estátua foi levada até uma ermida construída especialmente para ela em Garibaldi, onde permanece até hoje.
Conforme relatos do Pioneiro de 30 de janeiro de 1954, a procissão motorizada saiu da Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Rio Branco. Após a passagem pela Praça Dante Alighieri (conforme foto ao lado), à época ainda chamada de Rui Barbosa, o cortejo seguiu rumo a Garibaldi.
Ao chegar na cidade vizinha a imagem de Nossa Senhora de Fátima "foi colocada em um andor e acompanhada pelo grande séquito de veículos e por incontável multidão". Em seguida, uma missa foi celebrada para abençoar a santa.