A conclusão da Estrada Rota do Sol possui um significado especial na história da Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul. O propósito de ligar a região da Serra Gaúcha com o litoral norte do Rio Grande do Sul surgiu na década de 1930. Uma campanha reivindicatória liderada por empresários caxienses e políticos se intensificou a partir da década de 1970.
Concluída em dezembro 2007, a via facilitou a viagem para as praias e fomentou a economia e o turismo ao longo de seu traçado. Numa breve revisão da execução da obra, o trecho entre Ana Rech e Lajeado Grande (São Francisco de Paula) foi inaugurado em outubro de 1990, no governo de Sinval Guazelli. Em setembro de 1991, os trabalhos recomeçaram nos limites entre a Lajeado Grande e Tainhas. Este trecho, de 43 quilômetros, iniciado no Governo Alceu Collares, foi inaugurado em fevereiro de 1997, na administração de Antonio Britto.
Na Serra do Pinto, o aperfeiçoamento do traçado com suavização das curvas e descidas exigiu um meticuloso estudo de engenharia e topografia. Dois túneis com pista dupla foram abertos na região montanhosa. O primeiro túnel foi aberto em 1998. Nesta região, dois pontos da estrada foram alterados para atender critérios técnicos, extinguindo a chamada estrada velha. O Viaduto da Cascata, edificado num penhasco, foi concebido para oferecer uma descida e subida menos intensa.
Nas imagens registrada há dez anos, percebe-se a construção dos gigantescos pilares do Viaduto da Cascata, em Aratinga.
Outros verões: lembranças enviadas por leitores
Outros verões: Torres em 1954, Areias Brancas em 1964
Uma carrocinha na beira da praia
Família Comandulli nos primórdios de Rainha do Mar
Viaduto Humaitá sendo finalizado
Memória
Obras na rodovia Rota do Sol em 2006
Concluída um ano depois, a via facilitou a viagem para as praias e fomentou a economia e o turismo
Roni Rigon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project