Fundado em 17 de outubro de 1976, em São Gotardo, no município de Flores da Cunha, o Clube de Mães Sorriso comemorou quatro décadas de existência neste ano. À época, as 42 sócias-fundadoras criaram o clube a fim de reunir as senhoras do Grupo Escolar Professor Pedro Cecconello, colégio da comunidade.
Segundo a ata de constituição, o objetivo da agremiação é capacitar a mulher para exercer suas funções básicas de esposa, mãe, dona de casa e cidadã.
Atualmente, o clube conta com 51 sócias, que encontram-se todo o terceiro domingo de cada mês. A presidente é Delma Brandalise Lorenzet. Uma vez por ano, a instituição promove um almoço para angariar fundos a serem doados à entidades ou pessoas necessitadas. Além disso, as associadas também realizam passeios recreativos. De acordo com Delma, as reuniões são uma maneira de confraternização.
– A gente faz oração, lê mensagens, conversa, faz brincadeiras e também homenageia as aniversariantes – conta a presidente.
Leia mais
A trajetória da família Buratti
Missões Capuchinhas em São Gotardo em 1953
Galópolis antiga: no escurinho do cinema
O início
Os trabalhos de abertura do clube foram conduzidos pela senhora Eleonice Grazziotin Vezzaro. Após a "inauguração", ocorreu, por votação secreta, a escolha da primeira diretoria. Agnese Marini Sandi foi eleita presidente, e Thereza Molon, vice-presidente. Thereza, por sinal, é uma das sócias mais velhas da agremiação: 89 anos.
A dependência
No começo, os encontros do Clube de Mães Sorriso ocorriam no Salão da Comunidade de São Gotardo. Na década de 1980, o Clube Esportivo e Recreativo Cruzeiro disponibilizou uma sala para a realização das reuniões. A inauguração do local contou com a presença do prefeito de Flores da Cunha à época, Ângelo Araldi. Anos depois, a entidade ganhou um espaço maior junto ao salão, onde permanece até hoje.