O aniversário de 88 anos do ex-jogador de futebol Getúlio Jacoby da Rosa, celebrado nesta quinta-feira (22), serve também para recordarmos de outra data emblemática: os 60 anos do título de campeão conquistado pelo Grêmio Esportivo Cruzeiro do Sul no certame amador de Caxias, em dezembro de 1956.
Foi como lateral direito do Cruzeiro que seu Getúlio, ou melhor, Vacariano, sagrou-se campeão pela segunda vez – a primeira foi vestindo a camisa do Esporte Clube Juventus, em 1953 . Foi nos juvenis do Juventus, aliás, que seu Getúlio iniciou no futebol, em 1946, aos 18 anos. Após atuar no time do antigo bairro Lusitano de 1948 a 1951, ele começou a jogar no Grêmio Esportivo Gianella.
Foi lá também que um episódio inusitado marcou o ano de 1952: para que o atleta permanecesse na equipe, o presidente José Lucchese comprometeu-se a pagar o terno de casamento de Getúlio – ele uniu-se a Maria José de Souza em 27 de dezembro de 1952.
Leia mais:
Juventus: o tricampeonato varzeano em 1954
Esporte Clube Floriano em 1956
Pelé visita a Festa da Uva de 1975
Após a passagem vitoriosa pelo Juventus em 1953, Getúlio defendeu a camisa do Esporte Clube Floriano, em 1954, e do Bangu, em 1955, até chegar ao Cruzeiro do Sul, em 1956 – a convite do treinador Zulmiro Adami, o lendário Baixinho.
Na imagem acima, no antigo campo do Grêmio Esportivo Gianella, vemos o time do Cruzeiro em 1956, quando venceu um total de 15 partidas (a última contra o Grêmio Esportivo Tupy) e faturou o primeiro lugar no campeonato varzeano. A partir da esquerda estão o massagista Júlio Cassina e os jogadores Bugio, Anacleto, Alexandre Rossetti, Sandi, Gamba, Vasco Rossetti, Neno Brizotto, Valdir Dagostini, Getúlio Jacoby da Rosa, Amaral, Bedeu e o goleiro Nadir, acompanhado pelo filho. Abaixo, outro registro do time naquele ano, também com o massagista Cassina (o primeiro à esquerda).
Leia mais:
Veteranos do Esporte Clube Floriano em 1972
Futebol amador caxiense em 1977
Os 50 anos da Liga Caxiense de Futebol de Mesa
Atuação no Juventus em 1953
O acervo de seu Getúlio engloba fotos e recortes de jornal que trazem vários momentos de sua trajetória no futebol. Na imagem acima, o Juventus em 1953, quando o time sagrou-se bicampeão do Certame Varzeano de Caxias do Sul.
De pé, da esquerda para a direita, vemos o treinador e presidente Ítalo Dartora, Waldemar Santarém, Edino Chies, Walter Gollo (Flaiton), Getúlio Jacoby da Rosa (Vacariano) e Silvano Kuhn. Agachados estão Primo Carlin, Remi Corlatti (Tramela), Enoir Facchin, Antonio Frigeri, Elídio Scalabrin e Zatir Carlin.
Leia mais:
Baile no Esporte Clube Juventus nos anos 1950
Uma olimpíada agita Caxias do Sul em 1952
Vídeo: Oscar Boz e o filme original das Olimpíadas Caxienses de 1952
Treinador a partir de 1959
Após encerrar a carreira de jogador em 1957, Getúlio iniciou como treinador em 1959, no Esporte Clube Floriano. Na sequência, comandou o Tupy (1960), o Grêmio Esportivo Gethal (1961) e novamente o Cruzeiro. Já em 1965, quando atuava no Vasco da Gama, recebeu o título de melhor treinador do ano, conferido pela Rádio Difusora Caxiense (foto abaixo).
Dois anos depois, em 1967, passou a trabalhar na equipe do Grêmio Atlético Eberle, juntamente com Antonio Vargas de Oliveira, o popular Galego, conquistando mais um título de campeão. Seu Getúlio encerrou os trabalhos como treinador de futebol em 1977.