Uma empresa com 120 anos de existência guarda muitas histórias. Esse é o caso da Metalúrgica Abramo Eberle, fundada em Caxias do Sul em 1896. O início da instituição, no século 19, foi marcado pela fabricação de lamparinas. O crescimento da produção motivou o surgimento de outros itens, como talheres, utensílios de mesa, artigos sacros, lâminas, facas, espadas, motores elétricos e, a partir de 1974, botões, ilhoses, rebites e fivelas, visando o mercado têxtil. Em 2003, a unificação da Eberle e da Zivi-Hercules, que iniciou suas atividades em Porto Alegre, em 1931, deu origem à Mundial SA Produtos de Consumo.
Confira outras publicações da Coluna Memória
Situada no bairro São Ciro, a empresa promove, em parceria com o Senai, o curso de Assistente Administrativo para alunos do ensino médio. Neste ano, 25 jovens com idade entre 16 e 18 anos estudam na Mundial no turno em que não estão na escola. Dentre as disciplinas cursadas, está a de Execução e Rotinas de Organização de Documentos. Orientados pela professora do Senai Cristiane Janaina Duso, os alunos tiveram a missão de organizar a biblioteca técnica da empresa, que estava desativada. No entanto, nem a professora e muito menos os alunos sabiam o que os esperava: vários álbuns de fotografias com registros da metalúrgica e de visitas realizadas na empresa, cartas pessoais escritas por seu Abramo, livros contábeis, catálogos de produtos, entre outras raridades. Os materiais encontrados datam do início da empresa até os anos 2000.
– Eles (os alunos) ficaram admirados, muitos nunca tinham visto coisas assim. O que mais chamou a atenção foram as cartas – revela Cristiane.
Varejo do Eberle: um clássico do Centro
Eberle: um relógio de ouro no jubileu de prata.
Motivados, os alunos e Cristiane, juntamente com a empresa, representada por Moacir Lenzzi Sant”Anna e Gisele Lain, do departamento de Recursos Humanos, decidiram doar o acervo para o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, que conheceram durante uma visita.
– Depois que a gente foi visitar o Arquivo, viu que seria melhor deixar os documentos lá – conta a aluna Threyssi Vitória Barreto Silveira, 17 anos.
Quem foi
Personalidade importante no desenvolvimento do pólo metalúrgico caxiense, Abramo Eberle faleceu em 1945, aos 65 anos. Seu Abramo esteve à frente da empresa por quase meio século.