Além de destacar a indumentária gaúcha, o novo livro da pesquisadora Véra Stedile Zattera traz um catálogo da Metalúrgica Abramo Eberle datado de 1928. Estão reproduzidos lá boa parte dos apetrechos de montaria que, nas primeiras décadas do século passado, a empresa consolidou junto a cavaleiros civis e militares de todo país.
Entram aí afiveladores e passaportes para cinto, guarnições para arreios de carroças e cavalos, florões para rabichos e peitorais, bombas para mate, correntes para esporas, serrilhas, estribos, caçambas, chicotes com castão de metal, freios de ferro, facas com bainha de metal e estrelas para serigotes.
Novo livro de Véra Stedile Zattera destaca indumentária e prataria do gaúcho
Na imagem abaixo, um registro do "Deposito de Machinas Abramo Eberle & Cia" em 1912, por ocasião do aniversário de 50 anos da empresa Bromberg & Cia (faixa no alto do casarão). Os equipamentos de montaria, no entanto, só começariam a ser produzidos ali cerca de uma década depois, em 1923. Nos detalhes, alguns dos apetrechos reproduzidos do catálogo de 1928.
Facas de gaúcho: clássicos do Eberle
Varejo do Eberle: um clássico do Centro
O catálogo de 1928
Prefácio do "Catálogo de Vendas da Metalúrgica Abramo Eberle S/A", de 1928, reproduzido no livro "Gaúcho: Indumentária & Prataria" (pág. 131)
Com este catálogo vimos oferecer aos nossos favorecedores e amigos a reprodução de parte de nosso fabricados, sendo que oportunamente publicaremos o referente a artigos sacros. Tendo nós adquirido, com a longa experiência, um vasto conhecimento e prática de nossa indústria durante os anos em que a ela nos dedicamos, conseguimos dotar o nosso estabelecimento com as mais aperfeiçoadas máquinas, encontrando-nos, por isso, em condições de servir nossa numerosa clientela com produtos que se recomendam por sua superioridade, rivalizando com os seus similares de qualquer procedência estrangeira. Estamos habilitados a fabricar quaisquer artigos concernentes ao nosso ramo, para o que dispomos de um corpo de hábeis profissionais que nos acompanham desde o início de nossa fábrica. Mediante consulta e envio de amostras ou desenhos, fornecemos preços de quaisquer artigos que ainda não fabricamos, tanto de prata como de metal branco, níquel sólido, metal amarelo, etc, garantindo um esmerado e perfeito acabamento.
Leia mais:
Eberle: o jubileu de prata de Hugo Seidl em 1952
Orevil Bellini: o desenhista da Eberle
O jubileu de ouro e prata de Honório Marotto no Eberle em 1948 e 1973