A imigração e a legislação, a presença indígena e negra, a evolução econômica e urbana ao longo do século 20, as repercussões da Segunda Guerra Mundial e os acervos da história local integram as abordagens do curso História de Caxias, que ocorre de 13 de junho a 11 de julho na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
Câmara de Vereadores: as antigas sedes do Legislativo caxiense
Integrando a programação do mês de Caxias, a atividade busca fomentar a discussão a respeito da história da cidade a partir de novos questionamentos, pesquisas e fontes. Também busca atualizar professores e profissionais de instituições de memória, pesquisadores e interessados no tema. O curso terá duração de 15 horas, com aulas sempre às segundas-feiras, das 19h às 22h.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre Universidade de Caxias do Sul o Centro de Memória e a Escola do Legislativo (atrelados à Câmara de Vereadores de Caxias do Sul), e a prefeitura, por meio do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Na coordenação estão os professores Anthony Beux Tessari e Vania Heredia, pela UCS; o coordenador do Centro de Memória da Câmara de Veradores, documentalista Eduardo Reis; e Elenira Prux, diretora do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Desde 1976: Arquivo Histórico Municipal celebra 40 anos
UCS: calouros, "bixos" e amtigos vestibulares
Participam ainda como ministrantes os professores Luiza Iotti, Lucas Caregnato, Grasiela Tebaldi Toledo, Marcos Fernando Pagani, Roberto do Nascimento e Túlio dos Reis da Silva. A parte alusiva à Segunda Guerra Mundial terá a participação do senhor Alberto Arioli, 90 anos, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito.
Alberto Arioli: doações para enriquecer a história
Memórias cruzadas da Segunda Guerra Mundial
A evolução urbana
Imagens detalhando a evolução econômica e urbana de Caxias compõem boa parte do livro A Arte do Trabalho, lançado em 2015. Integrantes do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, fotografias como as desta página registram o desenvolvimento da cidade em diversas frentes e épocas.
Na imagem que abre a matéria, por exemplo, vemos as obras de rebaixamento da Rua Coronel Flores, próximo à Estação Férrea, por volta de 1935. Ao fundo, a antiga Casa Bedin e sua fachada em pedra, existente até hoje e tombada pelo Patrimônio Histórico do Município.
Famílias Bedin e Guidali: um casarão no bairro São Pelegrino
Abaixo, um registro do Studio Beux para um baile de Carnaval no Esporte Clube Gaúcho em 1962. A entidade, fundada em 23 de junho de 1934, dedicou-se inicialmente ao futebol, mas foi responsável também pela promoção de bailes, festas, cursos, quermesses e diversos outros eventos. Tudo com o propósito de fortalecer os vínculos da população negra e combater a segregação racial.
Memórias do Carnaval: os animados bailes do Clube Gaúcho em 1958
Dia Nacional da Consciência Negra: lembranças do Clube Gaúcho
Programe-se
O que: curso História de Caxias
Quando: 13 de junho a 11 de julho. Duração de 15 horas, com aulas sempre às segundas, das 19h às 22h
Onde: Sala das Comissões do Legislativo, junto à Câmara de Vereadores (Rua Alfredo Chaves, 1.323, bairro Exposição).
Inscrições: até o dia 9 de junho, pelo www.ucs.br, (54) 3218.2145 ou e-mail extensaocursos@ucs.br
Quanto: R$ 30