A oportunidade do serviço militar ficou marcada por fortes emoções na vida do jovem Marco Antônio Ferro. Integrante da classe de 1964, Ferro atuou durante 13 meses no 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, sediado em Caxias do Sul, entre janeiro de 1983 a abril de 1984.
O aprendizado militar contabilizou acampamentos em Vila Seca, onde eram realizada instruções de tiro real com fuzil, Ponto 50 e granada _ na Praia do Barco foram simulados tiros de canhão contra uma biruta móvel.Já na represa do Samuara os soldado vivenciaram na prática adversidades que colocavam à prova a força física e a coragem dos soldados em combate.
No acampamento noturno, a simulação estava condicionada à invasão do território inimigo, com auxilio de uma bússola como guia. Havia manuseio de metralhadora com balas de festim e travessia em cabo aéreo e submerso num banhado.
3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos em 1971
Na imagem acima vemos Marco Antonio Ferro (à esquerda) auxiliando o preparo de galeto assado para o almoço na mata. Na sequência, a travessia no cabo aéreo. Por fim, junto a companheiros durante um acampamento.
Encontro dos reservistas da classe de 1952
Rotina de trabalho intenso
Marco Antonio Ferro integrou a 1ª Bateria de Canhões. De imediato, recebeu a consideração formal de Praça Mais Distinto pela atitudes positivas e pelo comportamento.
Ferro recorda que adquiriu valiosas lições de patriotismo. Desfilou na Semana da Pátria, adquiriu técnica para montar e desmontara armamentos e trabalhou na guarita. Também participou de atividades esportivas, entre as quais, torneios de futebol.
Na região de Caxias, na função de cabo atirador, atuou em cinco simulações com caças da Base Aérea de Canoas. E, prestes a finalizar seu período militar, integrou o grupo de soldado que fizeram a Guarda da Presidência no Parque da Festa da Uva, em fevereiro de 1984, durante a visita do presidente João Figueiredo.
Quartel de Caxias na Olimpíada Militar de 1951
Confira outras publicações da coluna Memória
Encontro em outubro
Em outubro próximo, a classe de 1964 agendou um encontro festivo em Ana Rech. Em 1983, o 3º GAAAé era comandado por Antonio Carlos Sório Ribeiro.
Encontro dos reservistas de 1955 do quartel
Alvino Brugalli e uma vida dedicada ao quartel
Confira antigas publicações do blog Memória
Parceria
Informações desta coluna são uma colaboração do repórter fotográfico Roni Rigon.