Ele foi um dois gerentes de comércio mais conhecidos e admirados de Caxias e deixou sua marca no varejo do Eberle entre os anos de 1952 e 1974. Falamos de seu Enio Luiz Arioli, um dos personagens da matéria especial do caderno Sete Dias deste final de semana – em 1968, mesmo ano da famosa vitrine do Dia das Mães, Arioli também completava 25 anos nas Organizações Eberle.
Varejo do Eberle: um clássico do Centro
Enio Arioli e um Dia das Mães multicor em 1968
O jubileu de prata rendeu uma série de festejos, como um jantar no Restaurante Palace Ringomar, então localizado na Rua Andrade Neves – no casarão que abrigaria posteriormente a boate Incitatus. É dessa confraternização o registro abaixo, disponibilizado pela leitora e ex-funcionária do varejo Jandira Michelon, 79 anos.
A partir da esquerda, em pé, vemos dona Jandira e o marido, Renato Michelon, e outros colaboradores da loja, como Léa Gedoz e o esposo, Carmem Mincatto, Maria Conceição de Azevedo, Valter de Carli, Dalva Michelin, Jorge, Nair Rosa, Rosemari Sachet, Vivaldino Vargas, Carlos Mazotti e esposa, Teresinha Gomiero, Carmem Ines Dalagnol, Neusa Rossatto e Norberto Pezzi. Sentados ao centro estão Enio Arioli, a esposa Ada e o senhor Ercílio Santos.
Na ocasião, dona Ada também recebeu um ramalhete de flores da senhorita Neusa Rossato.
Eberle: um relógio de ouro no jubileu de prata
Jandira Michelon e os 30 anos de atuação no varejo do Eberle
O jubileu de prata de Hugo Seidl em 1952
Trajetória
Enio Luiz Arioli foi admitido na Metalúrgica Abramo Eberle em 13 de abril de 1943, como aprendiz no setor de depósito e expedição. A gerência do varejo chegou nove anos depois, em setembro de 1952.
Foi quando ele auxiliou a consolidar o espaço, seja por meio da constante capacitação dos funcionários com cursos de vendas e atendimento personalizado ou pelos badalados concursos de vitrines – não havia quem circulasse pelo Centro e não desse uma "passadinha" para conferir as belíssimas vitrines do Eberle, a maioria delas elaborada pela premiada vitrinista Liria Haas.
Enio Arioli permaneceu como gerente do varejo até setembro de 1974, tornou-se acionista e permaneceu no Eberle até 1988, atuando em diversos outros cargos e funções.
Orevil Bellini, o desenhista da Eberle
Facas de gaúcho, clássicos do Eberle
A família
Filho de José Arioli e Fenice Pezzi Arioli, Enio Arioli nasceu em Caxias em 10 de novembro de 1928 e faleceu em 1º de novembro de 1992. De sua união com Ada Therezinha Chiaradia Arioli, em 9 de fevereiro de 1952, nasceram os filhos Alexandre Luiz, Adriana Maria e Vicente José.
Varejo do Eberle: presentes que duram a vida inteira
Eberle: o jubileu de prata e ouro de Honório Marotto
O restaurante
Cenário das fotos da comemoração acima, o Restaurante Palace Ringomar era uma das três atrações do antigo casarão localizado na Rua Andrade Neves, 461. Em 1968, o local abrigava ainda a moderna Boate Calabouço e o Boliche Ambassador, que abordaremos em futuras colunas.
Martha Rocha, Miss Brasil 1954, visita Caxias do Sul
Terezinha Morango, Miss Brasil 1957, conhece a prataria do Eberle
Parceria
Informações desta coluna são uma colaboração de Renan Michelon, Volma Zatta e Bibiana Ribeiro Mendes.
Confira outras publicações da coluna Memória