A definição "bela, recatada e do lar", atribuída pela revista Veja a Marcela Temer, esposa do vice Michel Temer, rendeu dezenas de memes, paródias e críticas, além de uma onda de repúdio e reações negativas na Internet.
Serviu também para que diversas revistas e periódicos buscassem em seus acervos dos anos 1950 e 1960 as datadas colunas femininas que enalteciam e davam dicas às "mulheres do lar".
Folheando as páginas do Pioneiro de 1954 e 1955 deparamos com a hoje inacreditável Cestinha da Costureira. Assinada por uma fictícia Lilia Maria, a coluna trazia pérolas relativas ao comportamento das jovens senhoras em casa, com o marido e filhos, na cozinha e até nos bondes e coletivos urbanos.
Galópolis: uma formatura de corte e costura em 1953
Dicas de 1955
Cardápio
Procure ter suas especialidades culinárias, que caracterizem sua casa e suas habilidades na cozinha. Especialize-se nos pitéus mais apreciados por seu marido e pelas pessoas que visitam sua casa com frequência.
Transporte coletivo
Ao subir num bonde ou ônibus, as senhores precedem o cavalheiro que a acompanha. Ao descer, ele deve fazê-lo em primeiro lugar. Ao pagar sua passagem, o cavalheiro que encontre uma senhora conhecida pede licença para pagar a dela. A esta cabe aceitar ou não.
Cabelos em casa
De manhã, ao levantar-se, arranje cinco minutos para cuidar de seu cabelo. Se são curtos, pentei-os para trás e fixe-os com grampos. Se forem compridos, enrole-os e prenda-os com uma rede, para seu marido não encontrar fios na sopa.
Aparência
Não descuide da aparência, mesmo dentro de casa. Com um vestido e um penteado igualmente simples, mas bem arranjado, você estará sempre pronta para receber uma visita inesperada ou seu marido no retorno antecipado do trabalho.
No Boletim Eberle
A partir de 1956, as edições mensais do Boletim Eberle também passaram a contar com a Página Feminina. Assinada por Elly Margot, o espaço trazia receitas, dicas de vestuário e comportamento e "outros pequenos conselhos", aplicáveis basicamente entre as quatro paredes do lar.
Para que o chá conserve seu sabor agradável e o aroma, é recomendável conservá-lo em recipiente metálico bem fechado.
Os espelhos devem ser colocados sempre em lugares secos, pois a umidade os destrói facilmente.
O pão quente não é muito recomendável, pois é indigesto.
Boletim Eberle: o informativo mensal da metalúrgica.