Bom Dia! A claridade do amanhecer nos motiva a abraçar esta nova jornada. No calendário litúrgico, hoje, é o Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. O mundo está carente de melodias. Vivemos o tempo dos ruídos, que voltem as melodias. Feliz dia!
“Se uma planta não está crescendo, não gritamos com ela, nós a regamos.” (@validosentir).
O contato com a natureza é saudável e inspirador. O meio ambiente é educativo, pois tudo o que se passa com os demais seres vivos acaba ensinando as pessoas. Nosso alimento e nossa cura advém deste universo criado, mas nem sempre cuidado. O cultivo é essencial para o desenvolvimento da variedade incontável de vida presente na Casa Comum.
Se uma planta não está crescendo é necessário averiguar se ela está sendo regada adequadamente. Ninguém vai ficar gritando com uma plantinha pelo fato de não estar se desenvolvendo. Se levarmos essa mesma situação para o universo humano, entenderemos que a vida precisa ser cultivada, pois ninguém cresce através de gritos e de irritação.
Não são poucas as crianças e idosos que clamam por um carinho e por um pouco de atenção, mas recebem somente gritos. Tenho dificuldade de compreender como algumas pessoas estão vazias de amor e, consequentemente, vazias de paciência, compreensão e tolerância. Boa parte da violência visível na sociedade tem sua origem na família. Seguidamente me perguntou: mas será que é tão difícil assim viver o amor?
Para ser plenamente humano não existe outro princípio que não seja o amor. A essência de todos se manifesta através do amor, começando pelo amor próprio para chegar no amor ao próximo. Quando passo pelos espaços conventuais e vejo as plantas sedentas, imediatamente vou regá-las. A sede provoca sofrimento em todos os seres vivos. De nada adianta ficar gritando, se a solução é dar água. Nada está perdido, ainda bem.
É claro que muitos carregam registros negativos, que influenciam na afetividade. Mas ainda é possível regar a vida daqueles que partilham o mesmo teto e caminham lado a lado, nos caminhos da vida. O amor é capaz de regar as diferentes etapas existenciais e de acenar para a melhor direção, uma vez que todos buscam a felicidade. Ao invés de gritos, mais gestos de amor e de paciência. Não é difícil viver, mas é necessário amar. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!