A alta de preços nos alimentos vem de um contexto de pressões do clima adverso, do encarecimento dos custos de fretes e da guerra entre Rússia e Ucrânia. O Brasil registrou uma inflação que atinge diretamente os itens que compõem a cesta básica. Em março, foi registrada a marca de 20% de aumento no acumulado de 12 meses. Essas informações foram apuradas por professores do curso de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Diante deste cenário, as redes supermercadistas enfrentam o desafio de minimizar os impactos nos preços dos produtos em suas gôndolas e manter seus principais atributos. Conforme o diretor comercial do Grupo Andreazza, Marcos Boeira, todos os dias são promovidas iniciativas para reduzir esse impacto financeiro ao consumidor, sobretudo nos itens que compõem a cesta básica.
– Negociamos prazos, compramos grandes volumes, diversificamos o mix de produtos e apostamos em embalagens econômicas. Seguimos fiéis ao nosso compromisso de garantir qualidade e economia para o maior número de famílias – salienta Boeira.
Outro caminho para "aliviar o bolso" do consumidor e estimular a economia da região é a ampliação das parcerias com empresas locais e produtores rurais.
– A nossa rede nasceu a partir da necessidade de sustento da própria família. Hoje, impactamos milhares de famílias, sejam elas de funcionários, clientes, fornecedores ou de outros parceiros. Trabalhar com empresas e pequenos produtores locais sempre norteou nossas operações. É bom para todo mundo: o cliente economiza e leva um produto mais fresco para casa, enquanto o fornecedor garante a saúde financeira do seu negócio – comenta Boeira.
Priorizar as compras e descobrir ofertas
Segundo o diretor comercial do Grupo Andreazza, as principais recomendações para a organização financeira do orçamento familiar são elencar prioridades na hora das compras, elaborar uma lista e acompanhar as ofertas.
Para ajudar os clientes na hora de descobrir preços especiais, algumas redes supermercadistas utilizam a tecnologia. Um exemplo é o aplicativo Meu Andreazza, disponível gratuitamente para Android e iOS. O recurso indica formas de amenizar os efeitos dos aumentos e flutuações de preço observados nos últimos meses.
A partir de um cadastro simples e prático, o cliente tem acesso a ofertas exclusivas, que podem ser visualizadas todos os dias. Além dos itens em promoção, o sistema também informa qual supermercado da rede está mais próximo.
Para se cadastrar, basta informar ao caixa o código de cliente, gerado pelo aplicativo, ou o CPF. O app também conta com a seção “Poupômetro”, em que o usuário pode conferir a quantia economizada até então.
Outra facilidade é a loja virtual Super Andreazza Na Minha Casa (disponível em Caxias, Farroupilha e Bento Gonçalves). Nela, o cliente efetua as compras e recebe na porta de casa. A projeção é ampliar essa iniciativa para outras praças já atendidas com lojas físicas, presentes em Flores da Cunha, Carlos Barbosa, Vale Real, Arroio do Sal e Capão da Canoa.
– Após meses de pesquisa e desenvolvimento, o aplicativo conta com mais de 150 mil usuários ativos. Com esse recurso, conhecemos melhor o hábito de consumo dos nossos clientes, elaborando promoções mais focadas e que fazem a diferença no cotidiano de todas as famílias. Já com relação à loja online, o aumento da demanda nos últimos meses tem sinalizado uma grande adesão dos clientes – observa Boeira.