Além da saúde pública, a pandemia gerou um forte impacto no mercado de trabalho e na economia brasileira. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em fevereiro deste ano, a taxa média anual de desemprego no Brasil foi de 13,5% em 2020, a maior já registrada desde o início da série histórica em 2012. O PIB (Produto Interno Bruto) do país, por sua vez, registrou queda de 4,1% no último ano, em relação a 2019 - o maior recuo anual da série iniciada em 1996.
Em um cenário de recordes negativos, é importante destacar também setores que, mesmo em meio a adversidades, conseguiram resultados favoráveis. Entre eles, aparecem os supermercados e hipermercados, que receberam mais movimento enquanto o distanciamento social provocou mudanças de hábitos e fez as pessoas comprarem mais alimentos para o consumo em suas casas.
Segundo dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), a expansão das vendas no país em 2020 no setor foi de 9,36% na comparação com 2019. No Rio Grande do Sul, a alta foi de 5,4%, conforme levantamento do IBGE.
Destaque do segmento em solo gaúcho, o Grupo Andreazza soma cerca de 3,5 mil funcionários atualmente - o que significa ser uma das empresas mais empregadoras da Serra Gaúcha. Na contramão do atual cenário do mercado de trabalho brasileiro, a rede intensificou a contratação de profissionais das mais diversas faixas etárias. Nos últimos 12 meses, cerca de 1 mil vagas oferecidas pelo grupo foram preenchidas. Todas com salário compatível a cada função e cargo e com benefícios e plano de carreira aos profissionais.
O compromisso social é uma marca do Grupo e isso é colocado em prática na seleção de emprego. A política utilizada é a de incluir todas as faixas etárias de idade, desde o jovem de 14 anos que inicia sua experiência como jovem aprendiz, até o idoso que busca uma complementação de renda e retorno ao mercado de trabalho.
Além disso, a área de Recursos Humanos da rede promove ao longo do ano programas voltados a desenvolver o seu quadro funcional, tanto nos aspectos pessoais quanto profissionais. Isso se dá por meio de ações da Escola Corporativa e programas direcionados a diferentes grupos, como jovens, idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Eficiência em Ação
Um dos programas do Andreazza com o foco na inclusão se chama Eficiência em Ação, cujo objetivo é desenvolver a criatividade, o trabalho em equipe e as habilidades dos funcionários com deficiência, além de disseminar a importância do respeito à diversidade em toda a empresa.
A iniciativa prevê encontros regulares com atividades lúdicas, artesanato, música, teatro, entre outras dinâmicas que estimulam habilidades psicomotoras, profissionais e sociais. Em 2020, o programa foi suspenso temporariamente devido aos cuidados necessários com a Covid-19.
Processo de seleção
A seleção dos empregos do Grupo Andreazza ocorre pelo Portal de Vagas. Para se candidatar às oportunidades, basta fazer um cadastro com a inclusão de alguns dados. O candidato deve acessar o site www.superandreazza.com.br; clicar em Fale Conosco e, depois, em Trabalhe Conosco. Após, é só preencher o formulário e selecionar a vaga desejada.
● Quer saber mais sobre o Grupo Andreazza e se há vagas disponíveis no momento? Acesse aqui.