Em um cenário como o deste domingo, com tantos desfalques e em um jogo decisivo, é preciso que os protagonistas tomem a dianteira do pelotão. Afinal, em algum momento da trajetória, a experiência, a qualidade e a aposta feita pela direção lá atrás, quando o grupo foi montado, precisam de uma validação.
Pode ser uma espécie de jogo de confirmação. Aquele no qual o torcedor vai para casa pensando: "Valeu cada centavo".
Diante do Bragantino, em um confronto que vale muito para o futuro do Juventude, duas peças despontam como favoritos a brindarem o torcedor com esse protagonismo. Diante dos problemas na equipe, Nenê e Gilberto são as principais esperanças jaconeras.
É bem verdade que ambos já provaram seu poder de decisão com a camisa alviverde. Gilberto, com mais efetividade no começo da temporada, no Gauchão e Copa do Brasil. Nenê, na Série B e em partidas recentes da elite, como diante do líder Botafogo.
A última aparição do centroavante no Jaconi foi daquelas para recuperar a moral. Não teve gol, mas a sua entrada diante do Fluminense mudou o cenário do jogo. Na Série A, Gilberto se lesionou, chegou a ser preterido em algumas rodadas, mas recuperou o seu espaço. E tem totais condições de voltar a ser "o cara do time".
Contra um adversário que tem uma defesa mais pesada e tem sofrido muitos gols, especialmente fora de casa, minha aposta é de que Gilberto possa reencontrar o caminho das redes e ser decisivo para o Juventude na manhã deste domingo.