Serão dois desafios difíceis. No domingo, em São Paulo, o Juventude encara o atual bicampeão Palmeiras. Já no Rio de Janeiro, o Caxias duela com o Volta Redonda, terceiro colocado da Série C.
Só que os dois times gaúchos vão a campo em situações muito distintas. Em 11º lugar, o Juventude conseguiu criar uma gordura importante para a semana, quando enfrenta Palmeiras e Flamengo em sequência. Mesmo que ainda possa lamentar pontos desperdiçados contra Vitória e Bragantino, a equipe de Roger Machado tem uma distância de seis pontos para o Z-4.
Dentro do seu principal objetivo, de permanência na elite, é algo importante para que o time consiga enfrentar o time de Abel Ferreira com mais tranquilidade. Vai de franco-atirador ao Allianz Parque. Se repetir o desempenho apresentado diante do Fluminense, quando foi seguro defensivamente e não deixou de jogar, terá chances de surpreender. O desfalque de Lucas Barbosa é um problemas. Mas Mandaca e Jean Carlos, de volta após lesão, são boas alternativas.
Já do lado grená, a pressão por resultado é muito maior. E o Caxias vai para três compromissos fora de casa em sequência. O primeiro, contra o Volta Redonda, talvez seja o mais difícil deles. Neste momento, o mais importante para Argel se encontrar uma nova identidade ao time. Com a formação mais equilibrada, a equipe precisará continuar sendo forte defensivamente, como aconteceu diante da Ferroviária, sem deixar de atacar.
Além disso, com a situação atual na tabela, e para evitar que o time fique muito para trás, o Caxias não poderá passar por esses três jogos sem pontuar. Por outro lado, em caso de uma campanha sólida nessa sequência, o Grená ganhará força e confiança para sonhar com algo a mais na competição.