Lá atrás, quando o Caxias fechou o primeiro turno na liderança, o discurso da direção grená era de pontuar o máximo possível e manter a evolução para chegar forte no mata-mata. Afinal, a lição de 2022 tinha ficado na mente de todo grená. É preciso decidir em casa e, mais do que isso, escapar de um rival mais tradicional e que possa complicar o caminho para o acesso.
Agora, restando três partidas para o término da fase de classificação, o primeiro objetivo passa a ser justamente garantir a vaga. O que era uma certeza absoluta ganhou um tom de preocupação após os tropeços no returno e a mudança no comando.
A missão de Gerson Gusmão será conseguir atingir a pontuação necessária e fazer o time apresentar um mínimo de evolução no rendimento, a partir da chegada dos reforços. Em três semanas, o Caxias define seu futuro e precisa apresentar o algo a mais para trazer de volta a confiança ao seu torcedor.
Ainda acredito que o Caxias se classifique nas duas primeiras colocações, mas a margem para tropeços acabou com o revés em Pelotas.