Ele calou os críticos e conquistou o torcedor. Eron se tornou o principal jogador do Caxias na temporada 2023. O camisa 9 chegou um pouco desacreditado, por ser um camisa 9 não tradicional. Ele flutua entre as linhas do ataque, não é de ficar só dentro da área esperando a bola chegar. Participativo em campo, Eron vive sua melhor fase na carreira.
Ele é o artilheiro do Caxias na Série D e o vice da competição com oito gols. O atleta só perde para Marcelo Toscano, da Portuguesa-RJ, que fez nove. Listando os artilheiros das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, o camisa 9 grená é o quinto maior do país na competição de 2023. A liderança é de Sassá, do Amazonas, na Série C, com 12 gols. Em segundo lugar aparece Tiquinho Soares, do Botafogo, com 10.
Na Quarta Divisão, o Caxias balançou as redes 14 vezes, sendo oito vezes com o artilheiro. Eron ainda participou com uma assistência. Contra o Novo Hamburgo, no primeiro turno, ele fez um lançamento de três dedos para o lateral-direito Marcelo fazer 2 a 0, na casa do anilado. Com isso, tem participação em 64,28% dos gols do time no grupo A-8.
Na última rodada, Eron fez o único gol na derrota por 2 a 1 diante do Brasil-Pel. Um resultado que deixou o grupo mais embolado para a reta final da primeira fase.
— Eu trocaria o gol pela vitória, estou aqui para ajudar o Caxias. O objetivo é subir o Caxias. Agradecer o momento que estou vivendo, o melhor da minha carreira, mas agora é trabalhar na semana para buscar os três pontos contra o Aimoré — comentou o goleador grená.
Contra um Aimoré desmobilizado, no sábado (8), às 15h, frente ao torcedor grená, Eron é novamente a esperança de gols. O adversário vem de uma goleada sofrida, por 4 a 1, para o lanterna Novo Hamburgo. O jogador valoriza o fato de poder contar com o apoio das arquibancadas para, assim, voltar a vencer.
— Estaremos com torcedor do nosso lado, nosso campo, conhecemos a força da gente no Centenário. É buscar os três pontos. Depois contra o Concórdia e o São Joseense vamos buscar a liderança — projetou Eron.
Se por um lado o Caxias tem um goleador, por outro lado o time tem pouco atletas que balançam as redes. Depois de Eron, o segundo com mais gols é o meia-atacante Galvan, com dois. Marcelo, Marcelinho, Dirceu e Lucão aparecem com um gol cada na Série D.
Para aumentar esse leque de artilheiros, o Caxias reforçou o sistema ofensivo visando os mata-matas da Série D. Para o setor de criação, Soares, ex-Remo, foi contratado. Já para as extremas, Minho e Vitor Feijão são as novas alternativas do técnico Gerson Gusmão para ajudar ainda mais o camisa 9.
NÚMEROS
GOLS DE ERON NA SÉRIE D
Caxias 2x0 Concórdia (1x)
Caxias 2x1 Brasil-Pel (1x)
Hercílio 2x2 Caxias (1x)
Caxias 1x0 Camboriú (1x)
Camboriú 2x1 Caxias (1x)
Caxias 2x0 Novo Hamburgo (2x)
Brasil-Pel 2x1 Caxias (1x)
ARTILHEIROS DO CAXIAS NA SÉRIE D
8 Gols - Eron
2 Gols - Galvan
1 Gol - Dirceu, Marcelinho, Marcelo e Lucão
ARTILHEIROS SÉRIE D 2023
9 Gols - Marcelo Toscano - Portuguesa do Rio
8 Gols - Eron - Caxias
8 Gols - Pablo Thomaz - Operário-MG
6 Gols - Romarinho Lima - Ceilândia-DF
5 Gols - Tony Ribeiro - Vitória-ES
ARTILHEIROS BRASILEIRÃO A, B, C E D
12 Gols - Sassa (Amazonas/Série C)
10 Gols - Tiquinho (Botafogo/Série A)
9 Gols - Vagner Love (Sport/Série B)
9 Gols - Marcelo Toscano (Portuguesa-RJ Série D)
8 Gols - Eron (Caxias/Série D)
8 Gols - Erick (Ypiranga/Série C)
8 Gols - Sillas (São José/Série C)
7 Gols - Vitor Roque (Athletico/Série A)
5 Gols - Nenê (Juventude/Série B)