O Caxias continua sendo muito favorito para avançar ao mata-mata e até chegar na liderança ao final da etapa de classificação da Série D. A primeira fase pode parecer protocolar, dada a diferença técnica do times, mas traz alguns pontos importantes quando se pensa no tão sonhado acesso à Série C do Brasileiro.
Por isso, o aviso dado pelo técnico Tcheco após o jogo diante do Hercílio Luz é fundamental. Não adianta apenas acreditar na superioridade técnica da equipe. É preciso confirmar isso em campo, com concentração, qualidade e foco. Não dá para entrar com salto alto e depois precisar correr atrás, como ocorreu em Tubarão.
Diante do Hercílio Luz, o Caxias conseguiu reagir. Lá na frente, diante de outros adversários, pode ser que a situação seja irreversível. Sendo assim, por mais que tenha valorizado a reação, o treinador deixou claro a sua inconformidade pela forma como o time sofreu os primeiros gols.
Pela tabela, o empate ficou de bom tamanho. E o desempenho, depois do apagão inicial, foi positivo. No final, com um a menos, o Caxias soube jogar e segurar o resultado.
De toda forma, ficou a lição.