Na manhã desta terça-feira (19), a direção do Caxias recepcionou os integrantes da imprensa da cidade para um conversa sobre a reestruturação do clube desde o final do ano passado, o planejamento para a Série D, os desafios para atrair novos torcedores, além da apresentação dos novos integrantes do Comitê Executivo.
O organograma do Caxias mudou, mas essa não é a grande mudança. O que se viu durante o café da manhã foi uma equipe diretiva mais aberta ao diálogo e, principalmente, disposta a ser transparente com o torcedor. É óbvio que algumas questões internas precisam ser preservadas, mas também é fundamental que o sócio e quem é apaixonado pelo clube tenha a real noção do tamanho de cada desafio.
Se há alguns anos atrás era quase inimaginável quitar a dívida trabalhista do clube, o grupo gestor tem um grande mérito de ter conseguido ultrapassar essa barreira. Porém, em um time de futebol, além dos resultados de campo, o torcedor quer vivenciar, se sentir parte. Por isso, a transparência na hora de informar ou de sanar alguma dúvida relacionada ao dia a dia do clube era algo tão pedido. Isso, certamente, atrairá mais patrocinadores, apoiadores e resgatará Grenás que não se viam representados.
Na conversa desta manhã, o diretor comercial, Cristiano Argenta reforçou que o clube segue com dificuldades para fechar o orçamento, previsto para chegar a R$ 8 milhões nesta temporada, com uma folha de pagamento de R$ 350 mil mensais para o futebol. A ideia é que fiquem para trás as arrecadações envolvendo conselheiros e torcedores, e se tenha um trabalho muito mais voltado para questões de marca, marketing do clube, fidelização de torcedores, redes sociais e profissionalização de áreas hoje fundamentais para uma equipe de médio porte. Porém, para que tudo feche até o final de 2022, a participação do torcedor é fundamental, seja se associando ou participando de forma ativa do clube, comparecendo aos jogos.
Aliás, ao colocar os ingressos da primeira fase a R$ 20, a direção dá um sinal claro de que quer (e precisa) um maior número de torcedores no Centenário. E aí, mais uma vez, será o resultado de campo que vai validar todo esse processo. De toda forma, é interessante ver ideias novas, um projeto mais claro para o torcedor e a perspectiva de um Caxias forte, dentro e fora de campo.