Em um confronto que, como se imaginava, iniciou tenso e com muitas escolhas equivocadas, o Juventude errou mais do que o Grêmio e acabou saindo derrotado da Arena, neste domingo (17), em Porto Alegre. Os dois gols sofridos em sequência, em erros defensivos, acabaram sendo cruciais para o resultado final. Trouxeram a vantagem e a tranquilidade que o Tricolor precisava para comandar o jogo.
Apesar da recuperação na segunda etapa, a força foi insuficiente para voltar com, pelo menos, um ponto. Sendo assim, agora o Juventude terá duas semanas cheias de preparação para confrontos diretos e decisivos dentro do Jaconi. Para não estacionar no Z-4 de vez, o time de Marquinhos Santos precisa voltar a vencer e os confrontos diante de Ceará e Bahia são importantíssimos. Podem, até mesmo, definir o tamanho do sofrimento alviverde nas 10 rodadas finais.
E o primeiro passo para uma reabilitação acontecer é ajustar o sistema defensivo. O Juventude sofreu muitos gols nas últimas partidas, seja por erros individuais ou coletivos. Vazado lá atrás, não consegue reagir lá na frente.
Pressionado, mas com uma semana de treinos, Marquinhos Santos terá que encontrar soluções dentro do seu grupo, e ainda torcer muito para uma rápida reabilitação de Ricardo Bueno.