A suspensão de William Matheus pelo terceiro cartão amarelo abre uma oportunidade interessante para Marquinhos Santos testar uma nova alternativa defensiva. Desde a chegada de Quintero, o treinador observou formações diferentes e chegou a escalar um trio de zagueiros contra o São Paulo, sem tanto sucesso. Na ocasião, manteve Michel Macedo e William como alas, mesmo que ambos não tenham característica tão ofensiva.
Desta vez, sem o capitão das últimas partidas, Marquinhos pode até mesmo repetir o trio de defensores na equipe, com a utilização de Rafael Forster na lateral. Parece ser a solução mais natural para um jogo fora de casa, diante do Athletico-PR, e apostando na manutenção de Paulo Henrique, esse sim mais ofensivo, pelo lado direito. Além disso, a mudança pode trazer uma maior segurança para Vitor Mendes e Quintero, que ainda não encontraram o entrosamento ideal a partir da mudança do jovem jogador para o lado esquerdo da defesa.
Nos últimos confrontos, apesar da experiência, William Matheus não tem sido tão eficiente na marcação. O lance do pênalti contra o São Paulo e os dois gols do Cuiabá surgem em erros de posicionamento ou de escolha. Nada tão gritante, mas em um campeonato tão ajustado, com as partidas sendo decididas em detalhes, falhas que comprometem num contexto mais amplo.
A outra alternativa seria a troca simples de laterais, com Alyson recuperando a posição que tinha no início da competição. Neste caso, o time ficaria com dois extremos mais agudos e, de certa forma, manteria um risco maior pelo lado esquerdo da defesa, onde o Athletico-PR sempre leva perigo com Nikão ou um dos seus jogadores de velocidade.