
Olha só que bacana! Mais uma boa nova que vem de um coletivo com mil ideias na cabeça e muitas câmeras em mãos.
O Ecossistema da Montanha, que visa articular ações do setor audiovisual na Serra gaúcha, abre suas atividades em 2025 com a oficina inédita Telas Transversas, voltada à diversidade de realizadores e públicos do setor audiovisual.
A atividade é gratuita e ocorre nesta quarta-feira (26), a partir das 19h30min, na Sala de Inovação do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Veja como se inscrever logo mais abaixo.
Além da diversidade de gênero, a oficina incentiva a escuta e experiência de realizadores vulnerabilizados, negros, transexuais/travestis, pessoas com deficiência, quilombolas, indígenas, ciganos e a comunidade em geral.
O encontro terá ênfase em relatos pessoais e nas experiências de realização de projetos de cinema dos convidados, sondando caminhos possíveis para novos realizadores no mercado audiovisual da Serra gaúcha, em todas as atividades do segmento.
Veja quem são os painelistas:

Alceu Silva: fundador e CEO da Faksanto, professor da UNISC e vice-presidente da Fundação Estadual de Cinema (Fundacine).

Adry Silva: roteirista, escritora, pesquisadora e produtora cultural, membro da ABRA e APAN, atuante no Coletivo Macumba Lab, vice-presidente do SIAV.

Cacique Ven-tãin Salvador: líder cultural e espiritual da aldeia Kógunh Mág, que habita a Floresta Nacional de Canela, diretor do documentário "Konhun Mág - Caminho da volta à floresta de Canela.

Lau Graef: diretor, produtor e montador de diversos filmes, incluindo o longa Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans, selecionado em festivais internacionais de cinema, como Queer Lisboa Festival (Portugal), FIFF (EUA) e Merced Film Festival (EUA).

Mirela Kruel: diretora de documentários e ficções, com diversos prêmios nacionais e internacionais recebidos a partir de seu olhar sobre temas brasileiros.
Programe-se
O quê: Oficina Telas Transversas.
Quando: quarta-feira (26), às 19h30min.
Onde: Sala de Inovação do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) - Rua Marechal Floriano 1.229, Caxias do Sul.
Quanto: entrada franca, mas é preciso se inscrever previamente neste link.