Localizada no Recanto Maestro, em Restinga Sêca — a 30 quilômetros de Santa Maria e a 267 quilômetros de Caxias do Sul — a Antonio Meneghetti Faculdade espera começar 2025 com boa parte dos alunos provenientes da Serra, especialmente nos cursos da área de hospitalidade.
Segundo a coordenadora do curso de Hotelaria da instituição, Daniela Goulart, a formação busca suprir a falta de profissionais qualificados, que vai desde a mão de obra operacional até a gestão.
— Temos na Serra, principalmente nas regiões Uva e Vinho e Hortênsias, dois polos turísticos fundamentais no Brasil. Percebemos que a necessidade de profissionais qualificados é uma constante. O curso de Hotelaria vem suprir essa necessidade, formando tanto jovens que buscam uma profissão como incentivando pequenos empreendedores — diz.
Conforme o presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur), Claudio Souza, cerca de 500 vagas estão em aberto no setor da hotelaria na área de abrangência da entidade.
Vida no campus
A faculdade Antonio Meneghetti oferece possibilidade de moradia subsidiada nos apartamentos do campus aos estudantes. As instalações dos cursos de Hotelaria e Gastronomia receberam um incentivo de cerca de R$ 6 milhões e aproximadamente R$ 10 milhões, respectivamente. Elas contam com laboratórios, hotel e restaurante-escola.