Está chegando a hora de dois momentos muito aguardados pelo setor vitivinícola no Estado: o leilão do Chimas — Corte Singular número 3 e a entrega do Prêmio da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) 2024.
Os dois eventos terão como tônica a retomada do Rio Grande do Sul após um ano repleto de desafios impostos pela enchente de maio.
Serão 450 garrafas agrupadas em 14 lotes leiloados de forma presencial e online. Desenvolvido pela ABS-RS, o projeto é elaborado a partir da doação por vinicultores gaúchos de parcelas dos respectivos melhores lotes de vinhos e do fornecimento dos insumos por parceiros do setor. Os lances partem no valor de R$ 700.
O Chimas — Corte Singular nº 3 contou com a participação de 12 vinícolas, resultando em um assemblage de sete castas de três safras e reúne três terroirs.
As garrafas, numeradas uma a uma, terão um verso da música Querência Amada gravado no rótulo. As herdeiras de Teixerinha, autor da obra, cederam os direitos para uso da música no projeto.
O vocalista da banda gaúcha Acústicos e Valvulados, Rafael Malenotti, também se engajou na ação gravando o áudio e um vídeo da canção-lema.
A renda obtida nos lances será encaminhada à Sou de Fazer, organização criada durante as enchentes que atuou no socorro às vítimas e que segue trabalhando na reconstrução do Estado.
A terceira edição do leilão ocorre na próxima terça-feira, às 19h30min, no Hotel e SPA do Vinho, em Bento Gonçalves, com a oferta de oito lotes do Chimas. Para quem não puder participar pessoalmente, o encerramento dos lances será de forma virtual no dia 9 de dezembro – neste caso, para seis lotes – no site cristianoescolaleiloes.com.br.