A Randoncorp anunciou, nesta quinta-feira (17), a compra do Grupo EBS — European Braking Systems, do Reino Unido. A aquisição é feita por meio da Master Freios, joint-venture com o grupo Cummins. A transação é de aproximadamente 56 milhões de libras esterlinas — cerca de R$ 410 milhões — e está entre as maiores da história da companhia.
A Master é a maior fabricante de sistemas de freios para caminhões, ônibus e semirreboques da América Latina, e o Grupo EBS é referência em soluções de sistemas de freios e reposição para veículos comerciais. Está presente em mercados fortes de países europeus e asiáticos.
Já a European Braking Systems está entre as líderes no mercado de reposição no Reino Unido e conta com um amplo portfólio de soluções de reposição na indústria automotiva, atuando na fabricação e distribuição de componentes de freios a ar, sistemas de controle de veículos comerciais, como câmaras, válvulas, cilindros e servos para embreagem, entre outros produtos.
A empresa conta com duas unidades no Reino Unido e está presente também na China, Irlanda, Estados Unidos, Países Baixos e Romênia. Com a aquisição, a Master irá diversificar o portfólio e aumentar a exposição para o mercado de reposição de componentes e leva a empresa para um novo patamar como novos clientes na Europa e na Ásia, contribuindo para as estratégias de internacionalização da companhia.