O primeiro biarticulado 100% elétrico do Brasil estava circulando na manhã desta quarta-feira (16) pelas ruas de Caxias do Sul. O ônibus é um modelo Volvo BZRT com carroceria Marcopolo e tinha adesivos que identificam o município de Curitiba. O registro é do colega jornalista do Pioneiro e da Gaúcha Serra André Fiedler.
Conforme a assessoria da Volvo, o veículo está em teste no BRT de Curitiba desde o mês passado. O ônibus veio para Caxias nos últimos dias para testes complementares no Centro Tecnológico Randon (CTR), como parte do extenso programa de validação. Além do Brasil, haverá outros testes em Bogotá, na Colômbia, e na Cidade do México.
Segundo a assessoria da prefeitura, a frota do transporte coletivo de Curitiba tem sete ônibus elétricos. O mais recente a entrar em operação, neste ano, é um modelo Volvo BZL, também com carroceria Marcopolo. Outros seis, da marca BYD, circulam desde julho.
Serão adquiridos 54 elétricos em 2025, com recursos de R$ 380 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. Mais 70 estão programados com lei aprovada na Câmara Municipal de Curitiba e outros 84 por meio de financiamento aprovado com o banco alemão KfW Bankengruppe.
Ainda não está definido de quem serão comprados os veículos. Desde 2023, o município de Curitiba testa modelos de ônibus elétricos no transporte coletivo, inclusive da Marcopolo.