Foi com uma solenidade e a presença do governador Eduardo Leite, do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn, do vice-presidente da Fiergs e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Ubiratã Rezler, além de autoridades empresariais e governamentais do RS, que teve início a 33ª Mercopar em Caxias do Sul. A feira de inovação industrial, considerada uma das maiores e mais importantes da América Latina, abriu nesta terça-feira (15) e segue até sexta-feira (18) nos Pavilhões da Festa da Uva.
Uma apresentação artística, com performance remetendo à reconstrução do Rio Grande do Sul, marcou o início da atividade, com a cantora Shana Müller e o Grupo Voice In.
Na sequência, Ubiratã Rezler subiu ao palco para a saudação inicial. Em seu pronunciamento, ressaltou as entidades realizadoras da Mercopar, relembrou o período em que a Fiergs assumiu a organização ao lado do Sebrae, desde 2019, destacando o caráter da feira, de unir micro, pequenas, médias e grandes empresas do setor da indústria. O vice-presidente da Fiergs ressaltou que é fundamental a união das empresas do setor para o desenvolvimento econômico. Ele também relembrou os esforços do setor após a tragédia climática de maio.
— Com muita força e união, todos trabalham pela reconstrução dos nossos negócios e do nosso Estado. E é justamente em tempos de adversidade que a grandeza da nossa gente e da nossa indústria se revela. Tenho a certeza de que essa feira é uma grande oportunidade para fazermos conexões, retomar projetos, encontrar alternativas para elevar a produtividade e melhorar a competitividade das nossas indústrias — declarou o vice-presidente da Fiergs.
Posteriormente, em vídeo gravado, Cláudio Bier, presidente da Fiergs, deu as boas vindas aos presentes e desejou um evento capaz de auxiliar na reconstrução do RS, com foco no futuro. Logo após, foi a vez de Paula Ioris, vice-prefeita de Caxias, ser convidada ao palco para seu pronunciamento. Ela destacou a importância da Mercopar para a cidade, uma vez que a indústria é um segmento consolidado e protagonista no crescimento econômico.
Depois, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn, discursou aos presentes. Destacou que o fomento de negócios é foco central da Mercopar, assim como a inovação, que, para ele, é uma condição para a sustentabilidade das empresas.
— A busca por inovação é essencial para qualquer segmento da economia. Na 33º edição da Mercopar esses dois conceitos (geração de negócios e inovação) poderão ser percebidos de uma forma mais unida — disse Bohn.
Por fim, o governador Eduardo Leite subiu ao palco para destacar a força empreendedora dos gaúchos para conduzir o RS a ser a quarta maior economia brasileira. Disse que Caxias é um exemplo de capacidade inovadora no Estado, sendo uma referência na indústria e motor para a economia. E falou sobre a resiliência do povo gaúcho para se reconstruir após a calamidade, destacando que a indústria gaúcha já está dando a volta por cima.
— Nós choramos, nós sofremos, mas não ficamos simplesmente com a cabeça abaixada. Vimos o povo gaúcho se mobilizando e trabalhando para superar um imenso desafio dessa calamidade. Portanto, o Estado que foi observado em maio e junho pela dor, hoje já é observado pela capacidade de superação por onde andamos — disse em parte do discurso o governador.
Ao final, foi anunciada a data da próxima edição da Mercopar, a 34ª, que será entre os dias 14 e 17 de outubro de 2025.
A Mercopar de 2024
Para este ano são 550 expositores gaúchos e brasileiros, além de um chinês, e outras 90 startups também marcarão presença. Após uma edição histórica em 2023, com 563 milhões de reais em negócios gerados, e quase 40 mil visitantes, a expectativa é de quebra desse recorde para 2024. Além das rodadas de negócios, palestras e apresentações de tecnologias marcarão os quatro dias de evento.
Para este ano, mesmo sem apresentar projeções, as entidades esperam superar os números de 2023. A abertura da feira ao público em geral foi às 13h.