Os olhos da indústria se voltam a Caxias do Sul na próxima semana. Realizada de forma ininterrupta desde 1992, a Mercopar chega a sua 33ª edição tendo a maior cidade da Serra como cenário. Considerada uma das mais importantes feiras da América Latina para o setor, é a oportunidade de colocar frente a frente micro, pequenos, médios e grandes empresários. Sempre em constante atualização, o evento, que se inicia na próxima terça (15) e vai até sexta-feira (18), abordará algumas das tendências do segmento.
Após uma edição histórica em 2023, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), prometem algumas novidades, como conteúdos inéditos e mais espaço aos expositores. No ano passado foram gerados R$ 563 milhões em negócios, número 31% maior que em 2022. Além disso, foram 39,5 mil visitantes, entre a programação presencial e online. As entidades não divulgam dados de projeção para 2024, mas o presidente do conselho deliberativo do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn, afirma que a intenção é melhorar em relação ao ano passado.
Neste ano, os 38 mil metros quadrados do espaço serão totalmente ocupados. No entanto, há um acréscimo na área destinada aos expositores. Serão 2 mil metros quadrados a mais, totalizando 17 mil metros quadrados.
— Para 2024, mantemos nosso foco em oferecer uma entrega que nunca renunciou à qualidade da programação e de oportunidades de negócios. O mais importante é que Caxias do Sul possui uma excelente estrutura de acessibilidade e de serviços que garante que quem quer participar da feira tenha fácil acesso à mesma, e o nosso centro de eventos está mais uma vez 100% ocupado — aponta Bohn.
O evento contará com uma extensa agenda de atividades durante os quatro dias. Serão três palcos com diversos conteúdos, que abordarão temas como: governança consciente e inovação; agro conectado: a revolução da agricultura digital; indústria delas; sustentabilidade 4.0; inteligência artificial na indústria; entre outros.
Mais de 90 startups e 550 expositores do país, além de um chinês, estarão presentes. O Projeto Comprador deve passar das 5 mil agendas pela primeira vez na história. Demonstrações de tecnologias, como as células de manufatura 4.0, robô garçom e drones autônomos também pautarão os quatro dias de evento.
Pelo segundo ano consecutivo, a feira se destaca como um evento carbono neutro. Além disso, terá um totem digital para coletar dados sobre o deslocamento dos visitantes até a feira, o que contribuirá para um cálculo ainda mais abrangente das emissões associadas ao evento.
— Para o expositor, é uma vitrine. Para o visitante, uma janela de oportunidades. O intercâmbio de conhecimento, as trocas de informações e o contato direto entre fornecedores e compradores são responsáveis por fomentar o desempenho das empresas. Nunca o mundo e os ecossistemas de empreendedorismo estiveram tão conectados. Participar ativamente deste cenário é, portanto, fundamental para permanecer no mesmo de forma sustentável — diz o presidente do conselho deliberativo do Sebrae RS.
Para o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Celestino Loro, a feira é uma boa oportunidade para conectar compradores, vendedores, tecnologia, máquinas e inovação a todo um ecossistema.
— Tem um dado que eu gosto de frisar sobre Mercopar, que é muito mais do que os negócios financeiros: tem um legado intangível que fica na região. Para inúmeras médias e pequenas empresas, ela acaba sendo acessível por ser próxima. Se fosse fora, elas não teriam como estar lá — diz Loro.
Robotização para uma melhor performance
A Sachet, localizada no bairro Santa Catarina, em Caxias, é sinônimo de automação. Com 27 anos de história, a empresa desenvolve células robotizadas para diversos segmentos da indústria de transformação. Os produtos focam, principalmente, na alta precisão e na performance. Assim, a empresa oferece soluções específicas e inovadoras voltadas à indústria 4.0, atendendo às necessidades dos clientes e colaborando para a expansão deles.
— Trabalhamos com sustentabilidade, qualidade de produto, durabilidade, performance e segurança. Nosso diferencial é fazer soluções dedicadas para aquilo que o cliente precisa — afirma Eduardo Sachet, diretor executivo da empresa.
Participar da Mercopar já está no DNA da companhia, que marca presença há mais de 20 anos. Para a edição de 2024, a ideia é criar diversas experiências para que o visitante se encante com as possibilidades, alinhadas às marcas parceiras. E, também haverá novidades no espaço:
— Vamos mostrar o maior robô dedicado para solda da categoria. É um robô grande, vamos estar com ele em exposição no estande. Já comercializamos ele, mas no nosso estande é a primeira vez que vamos estar.
A cada ano a feira é um momento de reencontro com parceiros comerciais, além de concretizar novos negócios. Na última edição, de acordo com o diretor executivo, de 10% a 15% dos contatos obtidos se tornaram negociações efetivadas.
— (A Mercopar) representa um fortalecimento da marca, um fortalecimento das nossas soluções e, principalmente, oportunidades de conhecer a gente e ver as nossas produções.
Solução para o estoque das indústrias
A MoveStock de Caxias do Sul vai para a terceira edição de Mercopar. Fundada em 2022, a startup nasceu para atender a uma demanda das indústrias de baixo giro. Com um marketplace, oferece uma oportunidade para que as empresas possam vender produtos que estejam no estoque e sejam considerados excedentes (em muita quantidade) ou obsoletos (que não fazem mais parte do processo produtivo).
Desde a criação do portal, já foram 14 mil usuários cadastrados, 400 mil produtos vendidos e R$ 25 milhões em valores que circularam pela plataforma. Neste período, foram mais de 20 milhões de acessos.
Para este ano, a empresa apresentará uma novidade. Se trata de um software que pode ser utilizado ao sistema de gerenciamento das indústrias, e que auxilia a identificar os estoques excedentes e obsoletos, totalmente gerido pela MoveStock.
— Robotizamos a identificação desses estoques problemáticos, (ou seja), quando ele começa a frear o consumo ele cai na nossa esteira, e criamos fluxos de liberação — contextualiza Rafael Davi Valentini, CEO da MoveStock, sobre a funcionalidade.
Participar da Mercopar é uma oportunidade para entrar em contato com possíveis novos clientes, e para reencontrar parceiros comerciais. Na visão do CMO Rafael Nonemacher, as feiras são um carro-chefe para a divulgação da MoveStock. Na última edição, foram mais de 40 contatos com possíveis novos clientes.
— Porque muitas pessoas, principalmente da indústria, têm um jeito mais tradicional de se fazer negócios. Para ver que existimos e que fazemos um trabalho sério, as feiras são bem importantes e um dos principais canais nossos. Participar desse evento traz essa força, essa credibilidade — comenta Nonemacher.
Pelo meio ambiente
Outra startup caxiense que estará na Mercopar é a Urupê. Fundada em 2021, passou em março deste ano por um processo de pivot, que é quando uma empresa, geralmente as classificadas como startups, gira em outra direção e testa novas hipóteses, mas mantêm a base. Para este ano, levará à feira o seu software de logística e destinação de resíduos, que está totalmente finalizado.
Com o produto da Urupê, as companhias conseguem fazer, de uma maneira completa, a gestão da carteira de fornecedores e prestadores de serviços. O foco da startup são indústrias de médio e grande portes.
— Toda vez que sai um resíduo da indústria, ela é obrigada a emitir um MTR, que é um Manifesto de Transporte de Resíduos, e ela faz isso dentro do site da Fepam, manualmente. Tem que guardar o documento em uma pasta, pegar as informações e colocar em uma planilha para conseguir ter uma gestão. O que a gente faz é (proporcionar) que ela faça desde a coleta, a emissão da MTR, tudo dentro da ferramenta — explica o CEO da Urupê, Roberto Angonese, sobre como funciona o software.
Após o pivot, a empresa já conta com cinco clientes, todos da região de Caxias do Sul. Conforme Angonese, em breve deve ser expandida a atuação para o ABC Paulista, por ser um dos grandes polos industriais do Brasil.
Para o CEO da Urupê, as empresas estão sendo cada vez mais cobradas para se posicionarem e apresentarem que prezam pelo meio ambiente. Assim, a Mercopar é uma boa oportunidade para apresentar o software ao mercado, um evento que sempre gerou novos clientes à startup.
— A feira cresceu muito nos últimos anos, ela está bem voltada para a inovação, e sentimos que a cada ano que passa as pessoas estão atentas a buscar alternativas inovadoras para os negócios. Afinal de contas, isso é um diferencial competitivo. Se tu quiseres que a empresa dure mais 10 ou 20 anos, tu não podes continuar fazendo as coisas como fazia há 10 ou 20 anos. Precisa encontrar novas soluções, e a Mercopar consegue fazer isso.
Serviço
- O quê: 33ª Mercopar
- Quando: de 15 a 18 de outubro
- Horário: das 13h às 20h
- Onde: Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1.431, bairro Nossa Senhora da Saúde)
- Realização: Sebrae RS e Fiergs
- Programação completa e informações adicionais: no site da Mercopar