Seguir em evolução e buscar agregar ainda mais conteúdo ao público presente. Assim é possível definir como a Mercopar chega a sua 33ª edição em Caxias do Sul. O evento se inicia nesta terça-feira (15) e segue até sexta (18), no Centro de Feiras e Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva. A feira é organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Assim, temas importantes do setor serão abordados durante os quatro dias.
Um dos principais objetivos para 2024 é superar a edição de 2023, considerada histórica. No ano passado foram gerados R$ 563 milhões em negócios, número 31% maior que em 2022. Além disso, foram 39,5 mil visitantes, entre a programação presencial e online. As entidades organizadoras não divulgam as metas para este ano, mas esperam um crescimento.
— Essas duas entidades que formam a Mercopar, o Sebrae e a Federação, se debruçam muito, são braços dentro dessas entidades que são bastante aprofundados em como fazer as inovações. Temos benchmarking (análise de mercado), essas pessoas que fazem a feira e que trabalham da cortina para dentro tem muita experiência, visitam muitas feiras e tem muitos insights (ideias) de como podemos transformar cada vez mais a nossa feira em uma referência — explica o vice-presidente da Fiergs, diretor-técnico da Mercopar e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Ubiratã Rezler.
Os conteúdos serão concentrados em três palcos, com agendas simultâneas. Rezler indica temas como o uso da inteligência artificial, a maior presença das mulheres na indústria e a sustentabilidade, entre os principais. Nomes como Carol Paiffer, CEO da Atom S/A, Giuliana Morrone, jornalista e autora do livro “Mitos e Verdades sobre o ESG”, Aline Eggers, CEO da Bebidas Fruki, e o antropólogo colombiano Santiago Uribe já estão confirmados. Entre os principais conteúdos estão:
- Governança Consciente e Inovação.
- Cenários do Amanhã: Projeções Econômicas.
- Novos Humanos para o trabalho e consumo.
- Fórum Cadeia Automotiva.
- Agro Conectado: A Revolução da Agricultura Digital.
- 8º Fórum de Geração Distribuída.
- Digital Twins: Conectando o Mundo Real para Inovação Industrial.
- Indústria Delas.
- Sustentabilidade 4.0.
- Inovando para um Futuro Verde.
- Inteligência Artificial na Indústria: Transformando dados em decisões.
- Encadear Summit.
- Seletiva Regional Sebrae Startups 2025.
- Ciencia, Tecnología, Innovación en las industrias de las Smart Cities.
- Produtividade 4.0 – Como a tecnologia revoluciona a forma como trabalhamos.
- Construindo o Sucesso: Desafios e Alternativas no Corporate Venture Building.
Novamente a Mercopar será carbono neutro, e neste ano haverá um totem digital para coletar dados sobre o deslocamento dos visitantes até a feira, o que contribuirá para um cálculo ainda mais abrangente das emissões associadas ao evento. Uma novidade é que implementará ações para se tornar mais acessível às pessoas com deficiência (PcD), por meio de uma iniciativa desenvolvida em parceria com uma startup de impacto social especializada na inclusão assertiva das PcD, a Semearhis.
A batalha das startups com 24 participantes, o matchmaking tecnológico em empresas âncoras de diferentes segmentos irão apresentar demandas reais para serem solucionadas por empresas de menor porte, e o Fórum Encadear Summit são algumas das grandes atrações ao longo dos quatro dias. Além disso, demonstrações de tecnologias, como célula de manufatura 4.0, robô garçom e drones autônomos prometem movimentar a edição.
Para esse ano, o espaço físico estará novamente 100% ocupado e a área destinada aos expositores terá 2 mil metros quadrados a mais, totalizando 17 mil metros quadrados. Serão 90 startups e 550 expositores do país, além de um chinês.
— Nada substitui o relacionamento pessoal, o olho no olho, pegar confiança na máquina, ver trabalhar, ver que o que escreve no papel realmente representa. Então, com essas quase 40 mil pessoas (que visitaram no ano passado), a qualidade do visitante é muito importante. É uma feira de negócios e de conhecimento, ela traz muito conhecimento e informação — defende o vice-presidente da Fiergs.
Serviço
- O quê: 33ª Mercopar
- Quando: de 15 a 18 de outubro
- Horário: das 13h às 20h
- Onde: Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1.431, bairro Nossa Senhora da Saúde)
- Realização: Sebrae RS e Fiergs
- Programação completa e informações adicionais: no site da Mercopar