Emir José Alves da Silva recebe nesta quinta-feira (24) o Prêmio Administrador do Ano, distinção concedida pela Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (AANERGS). A entrega ocorre durante posse da nova diretoria da entidade para a gestão 2024-2025 no restaurante da CIC de Caxias do Sul.
Emir é sócio proprietário da empresa Colpark Pavimentações e tem parte da trajetória ligada à administração esportiva. Foi gerente administrativo do Comitê Local da Federação Internacional de Futebol (FIFA) no mundial de futsal de 2008 e dirigiu a parte administrativa das seleções masculinas de futsal (principal e sub 20) e da seleção brasileira feminina.
Atualmente, é coordenador nos comitês de empreendedorismo e criatividade e de administração esportiva e gestão de clubes, no Sistema Conselho Federal de Administração e Conselho Regional de Administração, além de presidente da Sicredi Educação e conselheiro federal pelo Estado do Rio Grande do Sul.
A coluna aproveitou a experiência do homenageado para perguntas o que um bom administrador precisa ter.
Confira os conselhos de Emir para os profissionais da área:
São três, quatro características fortes que ele tem que ter. A primeira delas é o conhecimento. Obviamente, nós temos que buscar permanentemente a qualificação na certeza que só tem um caminho: é estudar, estudar, se qualificar, se atualizar permanentemente porque não tem outro caminho. Além disso, nós temos que ter as habilidades suficientes. Cada vez mais temos que entender de pessoas, de gente e, para isso, para que você possa fazer com que o time entenda a importância de abraçar um projeto sobre todos os pontos de vista, você tem que lidar com pessoas, fazendo com que possa ser colocado em um projeto tudo aquilo de bom que cada um tem de forma individual para se obter o sucesso necessário. Além disso, de nada adianta você ter as duas características iniciais se você não tem atitude de colocar em prática. Sempre cito um papa da administração que é o Peter Drucker. Ele diz que um bom plano é simplesmente um bom plano. Isso quer dizer que se você tiver ideia, fizer o projeto, mas não tirar do papel e colocar em prática de nada serviu você sonhar porque você não chegou em lugar nenhum. Muitas áreas estão surgindo, a longevidade está presente. Todas as áreas ligadas ao entretenimento e à terceira idade, porque as pessoas terão que ocupar os seus tempos, são campos altamente promissores para quem está na área da administração. Para isso, tem que saber fazer projeto e ter o domínio das ferramentas. O turismo, a própria administração esportiva, o empreendedorismo estão ligados a novas plataformas que estão aí para contribuir. O mundo está passando por um processo de revolução permanente, algumas profissões surgindo e outras sumindo ao longo do tempo. Acho que tem que estar de olho naquilo que está acontecendo, se aprimorar e responder imediatamente àquilo que a comunidade e o empresariado precisam.
Posse
Adalmir Borges Antunes assume o cargo de presidente AANERGS e tem como vices Marcelo Nichele (Administrativo), Alexandre Prataviera Calcagnotto (de Desenvolvimento) e Jalila Mercedes Prigol (de Relacionamento).
A cerimônia de posse terá uma homenagem póstuma a Marcos Ricardo Pretto, ex-presidente da AANERGS. Ele havia sido reeleito em março deste ano e morreu em abril.