A qualidade dos vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos em Caxias do Sul estará em evidência no próximo sábado na premiação da 27ª edição do concurso promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária (Smapa) em parceria com o Comitê Organizador e Rede de Vinícolas (Revinsul).
Serão entregues 102 troféus para os melhores rótulos da safra 2024, sendo 18 Grande Ouro, 64 Ouro e 20 Prata divididos em 15 categorias. Neste ano, há duas novidades: a inclusão da categoria vinho seco de mesa engarrafado e a divisão da categoria sucos em tinto e branco/rosé.
São 324 amostras de 33 cantinas participando. O número é recorde. Até então, o concurso com mais amostras participantes foi o do ano passado, com 295. Além de reconhecer as melhores bebidas, será entregue o Prêmio Pipa Destaque para a amostra de vinho a granel com pontuação igual ou maior que 89 pontos, que corresponder ao lote com maior volume em litros.
Conforme o coordenador do concurso, o engenheiro agrônomo da Smapa Paulo Roberto Dullius, a premiação é importante porque valoriza o produto no mercado — as garrafas poderão usar o uso do selo da competição. O concurso ajuda até mesmo quem não vence, já que todos os inscritos receberão um relatório com observações sobre a amostra, o que auxilia no aperfeiçoamento do produto.
— Tem muitas vinícolas que fazem produtos novos para ter um crivo. Com o relatório, os produtores conseguem avaliar e fazer melhorias — explica Dullius.
Avaliação
A avaliação dos vinhos, sucos e espumantes foi realizada em julho por 24 profissionais reconhecidos no mercado. Eles foram divididos em três mesas avaliadoras coordenadas pelos experts Michel Motter, Plínio Manosso e Nelson Rotta Randon.
A cerimônia de premiação do 27º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes ocorre no salão de São Romédio, a partir das 19h30min.