Tradicional evento realizado em Caxias do Sul, o Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes realiza a premiação da 26ª edição celeberando um recorde neste ano com 295 de amostras inscritas. Na noite deste sábado (23), representantes das 39 vinícolas participantes, autoridades, convidados e imprensa estiveram no evento de premiação, no Salão de São Romédio.
Do total, 90 amostras foram premiadas, sendo 12 com a Medalha Grande Ouro (notas acima de 93), 64 com a Medalha Ouro e 13 com a Prata. Ainda, nesta edição houve a premiação da Pipa Destaque, que foi para o vinho tinto de mesa bordô da Itália Granja e Vinícola.
— A prefeitura não só acredita na força e no trabalho do homem do campo, do nosso interior, na renovação e permanência no campo, como fizemos o maior investimento da história do município em uma série de novos equipamentos para auxiliar o interior. Além disso em 30 meses de governo, fizemos 140 quilômetros de rede de água no interior. A premiação é um reconhecimento do trabalho das famílias, de superação. Isso tudo se reflete na qualidade excepcional de nossos vinhos e espumantes. Cada vinícola mostra um compromisso muito sério em aperfeiçoar cada vez mais seu produto — disse o prefeito Adiló Didomenico em seu pronunciamento.
O concurso atualmente é organizado por um Comitê que abrange representantes do poder público, da Rede de Vinícolas Revinsul e das vinícolas. O representante do Comitê, Luis Rossatto, destacou a busca por aperfeiçoamento das vinícolas. Ele também apresentou a nova logomarca do Concurso, criada pela Agência Sacramento.
— É muito importante a participação das vinícolas e da Revinsul, porque o concurso é uma ferramenta de aferição da qualidade e de avaliação, apresentando também oportunidades de melhoria.
Todas as cantinas receberam menções honrosas, no caso de amostras com nota superior a 80, conforme o regulamento do concurso. Porém desde o ano passado, adotando uma atitude mais sustentável, os certificados de menção honrosa e troféus não serão mais impressos em papel. As versões digitais serão encaminhadas por e-mail às vinícolas, juntamente com as notas obtidas na avaliação pelos especialistas.
Neste ano, o concurso contou com um apoiador especial que atuou como embaixador dos vinhos caxienses, o escritor José Clemente Pozenato, autor de O Quatrilho. Leia a seguir quais cantinas foram premiadas com a Medalha Grande Ouro.
Vencedores da Medalha Grande Ouro
- EBV categoria Espumantes Moscatel
- EBV categoria Tinto Vinífera
- Vinícola Grutinha categoria Branco Vinífera Engarrafado
- Vinicola Zanrosso – Granja Do Vale categoria Tinto Vinífera Engarrafado
- Vinícola Casa Motter categoria Tinto Vinífera
- Vinícola Casa Motter categoria Espumantes Brut/Extrabrut/Nature
- Vinícola Casa Motter categoria Espumantes Moscatel
- Vinhos D’motter (Irmãos Motter) categoria Suco De Uva
- Ernesto Zanrosso Ind De Vinhos categoria Rosado De Mesa
- Ernesto Zanrosso Ind De Vinhos categoria Branco Vinífera Engarrafado
- Casa Onzi Indústria Vinícola categoria Espumantes Moscatel
- Rudimar Luis Formolo categoria Rosado De Mesa