Começa nesta terça-feira (12) uma série de importantes encontros com a Vinícola Aurora para debater o trabalho durante a safra da uva. A cooperativa irá apresentar seus avanços na reestruturação das áreas de compliance, ESG e boas práticas agrícolas.
O primeiro é com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região (TRT4), Ricardo de Almeida Hoffmeister Martins Costa, e com o ex-presidente do órgão Francisco Rossal de Araújo. Serão apresentados, na matriz, em Bento Gonçalves, os resultados dos treinamentos e orientações fornecidos para os viticultores cooperados.
Na quinta-feira (14), o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, estará em Farroupilha para a Conferência sobre as Ações Pactuadas e seus Efeitos Preventivos sobre o Setor com o presidente da Aurora, Renê Tonello, o gerente Agrícola, Maurício Bonafé, e o consultor Felipe Bremm.
O evento ocorre no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio. Participam a Federação das Cooperativas de Vinha (Fecovinho), a Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais (Fetar) e o Ministério Público do Trabalho.
OIT acompanha
A agenda do ministro será acompanhada também pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). José Ribeiro, Oficial Nacional Geração e Análise de Dados para a Promoção do Trabalho Decente, permanece na sexta-feira (15) para também conhecer in loco a realidade da produção de uva e os desafios da contratação rural. A OIT irá visitar algumas das 1,1 mil propriedades cooperadas.