A Cooperativa Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, dá mais um passo para aprimorar as práticas de ESG (sigla em inglês para "Ambiental, Social e Governança"). Isto é, ações que reúnem políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança. Conforme comunicado pela assessoria de imprensa da empresa da Serra nesta segunda-feira (13), o escritório Cabanellos Advocacia foi contratado para iniciar a implementação de ações e programas voltados às áreas.
Ainda de acordo com o comunicado, os advogados possuem vasta experiência nesta área e farão a coordenação e a avaliação de materialidade em temas ESG dentro das práticas de recomendação nacional. Também formularão planos de ação, que deverão ser executados ao longo dos próximos meses e anos dentro da cooperativa.
A primeira fase das estratégias segue até março de 2024. Neste momento, estão sendo feitas as análises voltadas ao diagnóstico prévio. De acordo com a assessoria, o objetivo é contextualizar a agenda ESG no âmbito das mais diversas atividades e operações realizadas pela cooperativa.
— A realização é mais um importante passo, somado ao conjunto de programas e ações permanentes que estão sendo implementados pela Aurora, em diferentes frentes, ao longo deste ano. A equipe especializada em ESG fará a análise e o diagnóstico de 210 itens, solidificados em orientações práticas e jurídicas dentro da recomendação nacional da ABNT/PR 2030:2022 — explica o presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello.
Além de experiência com práticas ESG, o escritório também é especialista em atuar com programas de compliance.
— As estratégias de ESG observam fases específicas para contextualização, diagnóstico e avaliação dos temas e fatores prioritários para as atividades e os stakeholders da cooperativa, que estejam direta ou indiretamente envolvidos com a companhia. Estamos planejando e articulando as ações, de modo a integrar os propósitos da agenda ESG nas atividades da Aurora, nos seus relacionamentos com parceiros e demais partes interessadas — salienta o consultor do Cabanellos Advocacia, Bruno Teixeira Peixoto, mestre em Direito Ambiental pela UFSC, advogado especialista em Compliance e Governança ESG.
Além de Peixoto, integram o grupo os advogados José Augusto Medeiros, doutor em Direito Econômico pela USP, e João Otávio Bacchi Gutinieki, doutorando em Direito Comercial pela USP.