Mais de cem representantes de fornecedores da Cooperativa Vinícola Aurora receberam um treinamento sobre boas práticas relacionadas ao cumprimento da legislação trabalhista e de direitos humanos, nesta quarta (23), em Bento Gonçalves. A ação parte da própria empresa e integra uma série de iniciativas realizadas para qualificar as relações com fornecedores e parceiros, afim de torná-las mais éticas e seguras. O próximo passo é dar orientações para mais de 500 colaboradores, na terça-feira (29).
— É fundamental estarmos alinhados com nossos fornecedores, destacando nossa jornada pelo trabalho digno e justo e para que eles estejam cientes de quais são as possíveis consequências caso as empresas não atuem em conformidade. A Aurora tem passado por uma importante revisão de seus processos e um dos grandes objetivos é que toda nossa cadeia produtiva esteja alinhada às melhores práticas do mercado — declara presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello.
No treinamento são apresentados itens como controle de jornada, pagamento de remuneração e parcelas rescisórias, formalização de documentos trabalhistas, recolhimento de verbas previdenciárias, além de questões éticas e de relacionamento. A orientação e outras ações envolvem as áreas de compliance e boas práticas agrícolas.
— Empresas que operam em conformidade precisam se relacionar com outras que também atuam de acordo com as prerrogativas da legislação trabalhista. Em paralelo também estamos investindo na qualificação também entre as mais de 1,1 mil famílias cooperadas. Desde as condições de alojamento, formas de contratação e condições de trabalho digno — descreve Tonello.
No treinamento com os colaboradores, além das práticas que já são adotadas pela companhia, também serão apresentados aspectos que valorizam o bem-estar, a saúde, a assiduidade e outros itens voltados aos funcionários e seus familiares.
As orientações são lideradas pelos advogados Cristhian Groff e Camilo Macedo, que fazem parte do escritório que conduz ações relacionadas à conformidade trabalhista na Aurora.