O desempenho do setor moveleiro em Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza em 2023 não deve ser muito diferente ao do ano passado. Balanço divulgado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) nesta segunda-feira (11) aponta que o faturamento total deste ano deverá ser bem próximo ao de 2022, que foi de R$ 3,1 bilhões.
Conforme a entidade, de janeiro a outubro, as 300 empresas moveleiras da região passaram por oscilações de faturamento conforme períodos e demandas do mercado. Já as exportações, que vinham registrando quedas constantes, têm potencial de crescer cerca de 2% em comparação a 2022, atingindo a casa dos 55,59 milhões de dólares.
Apesar de algumas dificuldades, houve geração de empregos, embora tímida. O relatório mais atual do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que, no total, as indústrias da região contam com quase 6.560 vagas de trabalho ocupadas (eram 6.530 em 2022).
Para o Estado, a projeção de faturamento é de cerca de R$ 12 bilhões até o final do ano. Se confirmada, irá representará um aumento nominal de 4% em relação a 2022.