O primeiro trimestre do ano é um indicador importante para os empresários do setor moveleiro. De acordo com o levantamento feito pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), as cerca de 300 empresas da região de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza apresentaram leve avanço de 0,5% em relação a igual período de 2022, mesmo com queda nas exportações. Conforme os dados da Secretaria da Fazenda, o faturamento das indústrias que integram o polo foi de quase R$ 732 milhões.
O alerta vai para os indicadores das exportações que mostram as empresas da região movimentando pouco mais de US$ 11,1 milhões no primeiro trimestre de 2023. Esse montante é 21,4% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Destaque para o Uruguai, que ultrapassou os Estados Unidos e assumiu o primeiro lugar do ranking.
A boa notícia é que os empregos tiveram saldo levemente positivo. Após encerrar o ano passado com retração, foram gerados 46 novos postos de trabalho, totalizando 6.576 profissionais.