Conhecer a história do mercado de capitais do Brasil e os personagens que ajudaram a construir essa trajetória, como os primeiros investidores e os primeiros operadores; simular a abertura de capital da sua própria empresa; além, é claro, de acompanhar, em tempo real, o sobe e desce das bolsas do mundo inteiro e a cotação de diferentes moedas. Essas são algumas das possibilidades que o Museu da Bolsa do Brasil (MUB3), em São Paulo, oferece aos visitantes.
Interativo e acessível para pessoas com deficiência (tem piso e maquetes táteis, legendas em braile, vídeo em libras), ele proporciona uma imersão no mercado financeiro brasileiro e deixa qualquer um com vontade de começar a investir antes mesmo de terminar a visita — vi muita gente com os olhos brilhando ao fim do roteiro quando estive lá, neste mês.
O MUB3 fica na Rua XV de Novembro, 275, no centro de São Paulo, bem pertinho da estação de metrô São Bento. O funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 17h. Ele abre também nos segundos e quartos sábados do mês. A entrada é gratuita e você pode agendar visitação guiada no site do MUB3.