Na dinâmica e pulsante Caxias do Sul, uma personalidade da Medicina que se destaca por sua incessante busca por conhecimentos. Falamos de Fernanda Santos Grossi, aos 51 anos, apaixonada pela vida, é referência na área da ginecologia e obstetrícia e é inspiração para os filhos Pedro Henrique, 21, e João Miguel, 19, ambos estudantes de Medicina, e compartilha as aspirações e objetivos com o marido, o renomado urologista Alberto Grossi, 57, juntos há 29.
— O bom da vida é viver de verdade! É perceber a beleza no cotidiano, contemplar o nascer do sol e acreditar que a vida será boa, é reconhecer na minha família o quanto sou abençoada — declara Fernanda, com um largo sorriso, enquanto reflete sobre seus valores fundamentais. Com uma carreira notável, consultório privado em Caxias do Sul e em Porto Alegre, e quase duas décadas de serviços dedicados ao Hospital Geral, Fernanda se estabelece como uma médica de excelência.
Nascida na capital gaúcha e há muito radicada caxiense, a filha de Pedro e Maria Elisete Santos (in memoriam) trilhou seu caminho acadêmico com determinação e paixão. Formada pela Universidade Federeal de Ciências da Saúde de Porto Alegre em 1996, ela encontrou a verdadeira vocação durante residência na Santa Casa, onde despertou para a especialidade.
— Sempre soube que queria ajudar as pessoas, mas foi durante a residência que tive a confirmação do que desejaria seguir na vida — relembra Fernanda, destacando o feito decisivo em seu currículo que inclui pós-graduação em Sexualidade Humana pela USP, especialização em Psicoterapia com Enfoque em Sexualidade pelo Instituto Paulista de Sexualidade, mestrado em Ciências da Saúde e doutorado em curso pela UFRGS.
Nesta conversa, Fernanda aponta os principais sinais de alerta que as mulheres devem estar atentas em relação à sua saúde ginecológica.
— De um modo geral as mulheres são cuidadosas com a sua saúde. Conhecer o próprio corpo é fundamental para identificar o que escapa à normalidade. A consulta é o espaço para que as dúvidas sejam esclarecidas e o autocuidado estimulado de uma forma abrangente. Devem também estar atentas a periodicidade dos exames preventivos como citopatológico e mamografia, e a saúde cardiovascular — considera.
Além das realizações profissionais, Fernanda encontrou tempo para cultivar suas curiosas investidas pessoais que vão desde uma eclética coleção de discos até um surpreendente amor por carros antigos, ela equilibra habilmente sua exigente rotina com momentos de prazer.
— Adoro escutar música e sou bastante eclética, coleciono discos, CD´s, e ainda tenho algumas fitas cassete. Sou apaixonada pelos meus gatos e cachorros. Gosto também de carros antigos, ainda terei uma coleção deles, mas por enquanto, vibro com meu Fusca 1969. Se eu pudesse dar um conselho para a versão mais jovem de mim mesma, seria que acreditar nos sonhos é o primeiro passo para realizá-los — em uma reflexão sobre sua jornada de autodescoberta.
Enquanto continua a desbravar novos horizontes na Medicina, Fernanda mantém firmes a importância da família e o poder da fé. Com esperança no futuro, ela almeja contribuir para um mundo no qual as conexões humanas sejam valorizadas acima de tudo.
— Minha família é meu porto seguro, meu apoio inabalável em meio às tempestades da vida — confessa Fernanda, com gratidão — Que possamos seguir cultivando as relações genuínas — expressa, compartilhando a serenidade para os dias que virão.
Raio-X:
- Um hábito que não abre mão? Praticar esportes.
- Meu lugar no mundo… minha casa na praia.
- Viver é… encontrar felicidade em coisas simples.
- Passaporte para… qualquer lugar, se eu estiver bem acompanhada.
- Sonho realizado e outro para tirar do papel: ser médica já se concretizou, agora a meta é morar na praia.
- Uma palavra de ordem: acreditar.
- Gostaria de ter sabido antes que… o que tenho de verdade é o aqui e o agora. O resto já passou ou vem no seu tempo.