O empresário Alexandre Casagrande, caxiense e autêntico taurino, é o coração pulsante à frente da Avanti Imóveis, com uma trajetória que comemora este ano duas décadas de sucesso. Mas antes de engendramos nessa história, é importante revelar as raízes desse notável empreendedor. O sobrenome Casagrande o precede no que tange seu fazer profissional e é intrínseco. Ele testemunhou evoluções que transformaram o mapa da cidade. Entretanto, nunca se constrói um feito exemplar individualmente. Tanto é que seus pais, Armando e Ivone Casagrande (in memoriam), desempenharam papéis fundamentais em sua formação que o impulsionam a sempre seguir em frente. E ao lado dele, em casa e no trabalho, está Fabiana Pistorello Casagrande, sua esposa. Juntos há duas décadas, o casal construiu uma família sólida, abençoada com dois filhos, Augusto, 18 anos, e Henrique, 10.
— Conheço cada rua e cada beco dos bairros mais tradicionais daqui, desde meus 12 anos acompanhei muitas mudanças, inclusive de cenários, mas uma que me marcou foi a retirada do Ginásio Pedro Carneiro Pereira, que localizava-se no coração do Parque dos Macaquinhos, inclusive com a existência de macaquinhos em uma ilha, o alargamento das calçadas da Avenida Júlio de Castilhos e sua revitalização, a abertura dos Pavilhões da Festa da Uva, em 1975, vale lembrar que a Exposição da Festa Uva tinha como sede o atual prédio da prefeitura, foi daí que veio o nome do bairro Exposição, onde escolhemos para sediar a Avanti, no térreo do W Tower. Respeitar a história e acompanhar o movimento me deixa cheio de orgulho em fazer parte desta contínua transformação — conta.
O caminho de Alexandre até o comando do próprio negócio foi marcado por diversidade e aprendizado. A fundação da imobiliária em 2003 foi um marco na carreira do empresário e hoje contabiliza mais de 1500 imóveis em seu portfólio. O nome da empresa foi escolhido com propósito, representando seus objetivos, pois para frente é que se vai.
— Já são 28 anos na profissão, foram muitas conquistas e bons negócios, tivemos alguns momentos difíceis que também nos ensinaram muito, nossas alianças sempre foram muito fortes. Amo o que faço, estudei e me preparei para isso. Todos os negócios mexem com nossas emoções, mas lembro de um recorte muito legal quando negociamos a antiga Cervejaria Pérola, um quarteirão inteiro entre a Rua Vereador Mário Pezzi e a Vinte de Setembro, o cliente quis sobrevoar de helicóptero. No seu interior existiam ainda máquinas que produziam e engarrafavam a bebida. Este foi meu primeiro grande negócio — relembra Alexandre.
Princípios e valores sólidos sempre foram a bússola de Casagrande. O conhecimento adquirido em sua formação em Administração de Empresas e experiência, são os pilares centrais. Acrescido de honestidade, igualdade e respeito. Comemorar 20 anos de fundação da Avanti traz à tona memórias marcantes que aquecem o coração desse empresário dedicado que lastima o modo que o país opera em relação ao investimento em cultura e educação e acredita na capacidade de aprendizado coletivo.
— Fazer por fazer ou só pelo resultado material abrevia todo um conceito de realização, almejo que minha empresa seja lembrada no futuro como uma marca de felicidade. Penso na expansão para outros mercados e em completar 30, 40, 50 anos, seria uma realização — planeja.
Família é a base de tudo para Alexandre. Sua mulher, Fabiana, e os filhos Augusto e Henrique são seus suportes inabaláveis, compartilhando contentamento, valores que alimentam seus sonhos. Olhando para o futuro, ele espera que seu legado se mantenha como um alicerce na vida, também, de seus clientes e parceiros com ainda mais sucesso, edificado em princípios sólidos e paixão pelo que faz.
— Tenho uma esposa sensacional e filhos educados e orientados dentro do que acreditamos. Somos muito unidos e conectados. Amor e amizade são são a fórmula para a construção de um futuro melhor — diz emocionado.
.
Raio-X:
Gostaria de ter sabido antes... não desperdiçar o tempo com pessoas e situações medíocres.
Uma lição valiosa que aprendi: sempre buscar o equilíbrio nas relações pessoais e profissionais.
A casa ideal tem... a cara e o jeitão de cada família e traz o equilíbrio do bem morar, a felicidade dentro das condições de cada um.
Um hobby que me traz alegria: um bom jogo de tênis e o contato com a natureza.
Uma frase que me motiva: Sempre Avanti!
Um sonho a ser realizado… uma aposentadoria perto do mar e um ano sabático na Europa.
Um momento importante na minha carreira foi quando… “Hoje” após 20 anos e todas as conquistas realizadas!
Meu lugar favorito é... ao lado da minha família olhando para o sorriso dos meus filhos. Com o amor e a ternura de um pai.