Mesmo que o caro leitor seja um nativo digital, seguramente se surpreenderá com esta personagem.
— Sabemos que nossa imagem nas redes sociais é como o "mundo" nos enxerga. Como um criador de conteúdo, é muito importante que ela seja tratada como pauta principal para atingir o sucesso. Zelar por ela, além de ser um ótimo exercício de autoconhecimento, resulta em uma marca sólida — é assim que o florense Arthur Ferreira Deboni, 25 anos, filho do arquiteto Sergio Deboni e da psicóloga Sandra Maria Ferreira, abre a narrativa dessa conversa.
Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul, Deboni conta que, aos 13 anos, ele e um grupo de amigos criaram um canal no YouTube, intitulado YouTuti, em referência ao apelido de Arthur, "Tuti", a época. A intenção era apenas diversão e nunca pensavam essa ideia como profissão. Os fenômenos das redes sociais estavam surgindo e a partir de então a comunicação nunca mais saiu de sua sintonia e ele deu início a um programa de dicas de como ficar bem na foto em dias de neblina, de sol e os contrastes de luz e sombra.
— A melhor parte da graduação, com certeza, foram as disciplinas sobre fotografia e vídeo. Na verdade, o curso de Publicidade é bem amplo, tanto que tive disciplinas de empreendedorismo que serviu como base para os meus primeiros passos rumo ao objetivo que estou empenhado em realizar hoje como propagador de um projeto que ganhou tamanha visibilidade — revela o jovem que escolheu Caxias do Sul para morar, mas que já se prepara para alçar voos ainda mais amplos — Seguindo a ideia de crescimento, tenho planos de viver em São Paulo. Entendo que lá o mercado é mais veloz e possibilita parcerias com grandes nomes do setor — acredita.
Foi no início de 2022 que Arthur propôs um desafio a si mesmo. Ele já comandava sua própria agência de produção audiovisual, a Art.Deboni, com clientes nos principais municípios da Serra gaúcha, e sentia a necessidade de expandir seus horizontes. Aproveitando a tendência do TikTok, se aventurou com maestria pela plataforma!
— Minha ideia sempre foi compartilhar conhecimento e técnicas de fotografia, de forma didática. No começo é muito difícil compreender como o universo virtual funciona. Propostas dinâmicas, interativas e, inicialmente, pouco aprofundadas me ajudaram a engajar com a comunidade que curte fotografar. Claro que junto a isso trabalhei conteúdos bem específicos que aprecio abordar, mas sabia que era muito importante que gostassem também do Arthur Deboni, como pessoa, então passei a ser menos técnico, me colocando em praticamente todos os vídeos e falando sobre o tema como algo do cotidiano. Introduzi também algumas preferências pessoais na minha página, como meu amor por café, jogos e animes — explica.
Para este ano, Arthur tinha metas que já foram ultrapassadas. Hoje, já contabiliza mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, 800 mil no TikTok e 40 mil no YouTube. Dados que reforçam suas teorias de desempenho e ratificam que está no caminho certo.
— Consistência é a chave para o sucesso principalmente quando se fala em redes sociais, então meu propósito se tornou diário. Além disso, afirmo aos poucos uma personalidade disciplinada. Isso serve como uma lição de autoconhecimento — conta.
Mas nem tudo são números ou estratégias. Se existe uma coisa que deixa qualquer influenciador feliz é receber o carinho e reconhecimento do público e por isso ele dá a seguinte dica: É importante dedicar um momento para ler os comentários e conversar com seus seguidores.
— Percebo o quanto alguém que está do outro lado da tela fica satisfeito apenas por eu ter respondido uma mensagem. São coisas simples que mudam o rumo do dia. Tenho muito orgulho da comunidade que estou criando, pois são pessoas que querem aprender sobre fotografia e também curtir junto comigo, que ficam contentes com meu crescimento e estão presentes em cada conquista — fala feliz da vida.
.
Qual o segredo do algoritmo para ter sucesso na internet?
1 - Conteúdo bom e original;
2 - Escolha um nicho para falar sobre;
3 - Constância. Já postei mais de 300 vídeos em um ano. Se o vídeo de hoje não for bem, o de amanhã poderá ir;
4 - Crie uma identidade que dialogue com seu público.
Um conselho para encarar o mundo? Só vai. Só se vive uma vez. Tenha bem claro que pode ser muito frustrante e cansativo até ter um retorno gratificante.
É fundamental ter… dedicação, constância e disciplina.