Irene Marcondes Costa Bassanesi é uma mulher que soma confiança e agilidade, é determinada na busca pelo sucesso de sua trajetória marcada pela importância na realização do ofício como empresária no setor de marketing com empenho para atender uma clientela cada vez mais fiel. Filha de Carla Marcondes Costa (in memoriam) e Paulo Francisco de Siqueira Costa, nasceu em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, e vive em Caxias do Sul desde 2001. Conselheira e animadora, a companheira de vida do empresário Ricardo Bassanesi, é mãe de Carolina Bassanesi, 16 anos.
— Na minha infância já dava sinais de um futuro criativo. Pegava os meus brinquedos e ficava no jardim da casa dos meus avós paternos, em Amparo (SP), onde minha imaginação voava em um ambiente repleto de sons, aromas e afetos — rememora a profissional especialista em Marketing e Comunicação Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Gestora Contemporânea pela Nortus, que adotou uma filosofia de vida vinculada ao aprendizado constante.
.
Um momento inesquecível: estar em Paris com a Torre Eiffel iluminada para a virada do milênio, com contagem regressiva no marcador. Emocionante imaginar que viraríamos o século.
.
Irene, que já contabiliza em seu currículo 21 anos de trabalho celebrado neste mês de janeiro, iniciou sua jornada como jornalista, com passagem por grandes redações como O Estado de São Paulo e Editora Abril, e ao longo do tempo foi conquistando mais e mais espaço desvendando um mundo de cores e sonhos, como era em seu universo infantil. Hoje, conta com a parceria de seus colaboradores na IMC Marketing e Comunicação, tornando-se exemplo de liderança em equipe para todos que participam dessa jornada.
— Muito mais do que uma maneira de empreender, meu fazer profissional é uma espécie de metamorfose quando auxilio a transformar ideias em negócios de sucesso. Busco inspiração em grandes mestres do conhecimento e tenho a certeza de que caminho na direção certa — conta ela, que é referência pela força de sua suave personalidade — Morei em Portugal durante boa parte da adolescência. Fazia teatro, interpretei até Camões no colégio onde estudava. Sempre li e escrevi muito. A comunicação foi uma escolha natural a partir desse apreço pela palavra. Uma paixão que acabou se tornando profissão — complementa.
.
Um livro que admiro: “O Centauro no Jardim”, de Moacyr Scliar, imortal gaúcho da Academia Brasileira de Letras. Tive a oportunidade de entrevistá-lo na biblioteca de sua casa, em Porto Alegre, para uma edição especial da Casa Claudia Luxo. Foi uma tarde imersa entre grandes obras, com um gigante da nossa literatura. Ele me deu essa obra autografada. Um privilégio.
.
O aperfeiçoamento é uma exigência em um mercado competitivo como este. Por isso, Irene entrega resultados executados com entusiasmo, inovação e design, sempre em busca da excelência.
Questionada sobre o que vislumbra para o futuro, Irene acredita que sua marca alce voos ainda mais altos com reconhecimento nacional de seu talento.
— Para se tornar um grande profissional é necessário ter persistência. Busque por boas conexões. Utilize as plataformas disponíveis agora e não deixe para depois. O êxito só depende de sua determinação em realizar — revela Irene, com uma mensagem inspiradora para os leitores que, assim como ela, desejam ser os melhores no que fazem — A vida é feita de coragem — finaliza.
.
Uma série para assistir hoje: A Vida e a História de Madam C.J. Walker (Netflix), a primeira mulher milionária self made nos Estados Unidos. Ela foi visionária, determinada, inteligente. Me inspiro muito nela nos dias em que me sinto mais desafiada.
.