Uma das fundadoras do Instituto Filhos, entidade assistencial que atua desde 2007, e dedicada a promover orientações sobre adoção, a empresária Shirlei Omizzolo transformou um fato pessoal nesse projeto que tem ajudado muitas famílias de Caxias do Sul e região. Filha de Irene Carbonara Omizzolo e Revelino Gentil Omizzolo (in memoriam), casada com Vilson Lorandi, ela é mãe adotiva de Amanda Omizzolo Lorandi, hoje com 22 anos e que chegou ao lar e aos braços de Shirlei e Vilson aos três meses de idade. Isso fez e faz a diferença nas vidas dela e da família.
— Ser mãe adotiva é uma experiência maravilhosa. Quando adotamos com verdade, não há diferença entre filhos biológicos e afetivos. Assim, a maternidade ou paternidade podem ser exercidas com plenitude. Sempre disse para minha filha que a adoção é outra forma de amor e de ter um filho — afirma ela, descrevendo também o trabalho do Instituto, onde já conta com a parceria da filha: — A família e a criança precisam estar preparados para viver em harmonia e construir juntos uma sintonia singular.
Aproximando afetos e mobilizada pelas boas causas, Shirlei diz encontrar justamente na família a energia para o cotidiano dividido entre o escritório, as ações da CIC de Caxias e o Instituto Filhos.
— Adoro ficar em casa, somos muito parceiros. Gostamos de passeios pelo interior, exposições de arte e literatura, reunimos a família para cafés na casa das tias. Os encantos familiares são feitos por essas trocas de carinhos, de muitas histórias e comilanças – descreve animada.
Entusiasta e praticante do voluntariado, ela diz que é assim que se descobre as muitas necessidades das pessoas no cotidiano e, ao mesmo tempo, os caminhos para povoar o universo de ações cheias de delicadezas.
— Não costumo fazer grandes planos. Estou bem com minha vida, mas a meta é sempre melhorar como ser humano e poder contribuir cada vez mais para ter um mundo melhor — define.
Nesta vibração, Shirlei realizará no próximo dia 6 de novembro, em parceria com as voluntárias da entidade, o Chá Doce Primavera da Adoção. O projeto que auxilia o Instituto, chega em sua terceira edição e ocorrerá no Blue Tree Towers com o apoio das patronesses Cláudia Sassi, Gilda Eluiza De Ross, Silvana Dalle Grave, Pâmella Frey Ferreira, Gelcimar Rech, Marina Grandi, Fernanda Tomazzoni e Diva Posser. Os recursos arrecadados serão totalmente revertidos para o Instituto Filhos presidido, atualmente, por José Otávio Carlomagno.