O amor e a paixão por atividades afins unem o casal Claudiana Dalosto Brondani e Rubeni Brondani. Ela anestesiologista, ele cirurgião plástico, juntos construíram uma trajetória reconhecida na sociedade caxiense e que se reflete no cotidiano da dupla.
— Rubeni e eu somos apaixonados e intensos em tudo que fizemos. Não existe vida morna para nós. Essa afinidade foi crescendo. Estamos juntos há 30 anos, acho que deu certo! Buscamos equilíbrio entre vida pessoal e profissional com yoga, meditação e muito autoconhecimento. Isso tudo nos traz uma calma interior e aí tudo flui com mais leveza — diz Claudiana, 52 anos, filha de Celsa Lovato Dalosto e Luiz Dalosto (in memoriam).
Rubeni Brondani, 64 anos, filho de Nadir Mozzaquatro Brondani e Armindo Brondani, ambos já falecidos, acredita que a profissão desempenhada é, de alguma forma, uma declaração de amor à beleza e ao bem-estar.
— Quando realizo uma cirurgia plástica, efetivo um sonho do paciente. O que me deixa mais feliz é sentir que a autoestima se elevou, um sorrisão, um abraço de gratidão. Isso acontecendo me deixa tão realizado do ponto de vista pessoal e profissional porque cumpriu-se o meu propósito de vida — diz ele.
Juntos e com a cumplicidade dos filhos, Augusto, 15, e Francesca, 13, o casal também administra a Fábrica Sweez, que produz pães com fermentação natural.
— Nosso objetivo é levar um alimento de excelente qualidade, o pão, feito como antigamente. Temos memórias afetivas das nossas avós e mães reunindo-se ao redor de uma mesa para amassá-lo e assá-lo em forno de barro, brincávamos ao redor e sentíamos o aroma do pão caseiro. Hoje estamos revivendo e ensinado aos filhos a arte da panificação artesanal, além do empreendedorismo. Desde os 13 anos, o Augusto faz seus brownies de chocolate e vende na escola, com a sua marca ‘Brownie do Guto’ — conta Claudiana.
Assim, a família fortalece seus laços afetivos numa troca constante.
— Nossa relação com os filhos é intensa! Sempre estamos atentos e presentes nas suas trajetórias. Incentivamos desde pequenos o gosto pela música e esportes. Sempre me emociono quando falo deles. E eles me falam que sou uma mãe ‘achada’. Dentro do contexto familiar há momentos mágicos e outros nem tanto. Mas tenhamos muita fé que a semente que plantamos dará bons frutos. Augusto toca piano desde os cinco anos maravilhosamente bem. A Francesca dança, toca piano e vilão, além de cantar. Essa rotina é intensa, por isso faço yoga! — diverte-se Claudiana.
Juntos, pai, mãe e filhos têm uma rotina cheia de atividades.
— Adoramos testar novas receitas. A cozinha é um grande laboratório de sucesso e de frustração. Isso, eles aprendem, quando acertamos a receita ou quando tudo dá errado. Adoramos conhecer novos lugares, novos restaurantes, fazer trilhas, aventuras pelo mundo afora! Ou simples jogo de tabuleiro, em casa. A música sempre está presente — conta ela.
A harmonia do casal também é outro dado positivo de nossos entrevistados:
— Admiro muito no Rubeni, o perfeccionismo, a determinação e a generosidade — diz Claudiana.
— A Claudiana é destemida, persistente e de um grande coração — devolve, carinhosamente, Rubeni.