O catarinense Gustavo Kuerten somou vitórias tanto na carreira de tenista profissional, como em sua vocação filantrópica, atuando há duas décadas na transformação social da região. Aliado a sua mãe, Alice Kuerten, que é assistente social, e estimulado pelo irmão Guilherme que sofria de paralisia cerebral, Guga criou, em agosto de 2000, o Instituto Guga Kuerten. Com sede em Florianópolis, o local recebe estudantes de escolas públicas no contraturno escolar, além de pessoas com deficiência, em oficinas interdisciplinares esportivas e culturais.
Localizado em um dos locais mais idílicos do estado de Santa Catarina, a Baía de Ganchos, o Ponta dos Ganchos Resort tem sido há anos um parceiro desta instituição conterrânea, que atualmente atende e capacita um total de 500 jovens e adultos. À frente dos trabalhos, na presidência do IGK, está dona Alice Kuerten, dedicada desde o início a levar adiante os valores do esporte e da cultura como ferramentas de inclusão social. Sempre com grande satisfação, o hotel tem contribuído em iniciativas como doações de estadias nos leilões beneficentes da ONG, e desta vez, encabeça uma ação sócio-ambiental inédita, no objetivo de angariar fundos para a manutenção dos projetos, e ao mesmo tempo promovendo a conscientização ambiental.
A partir de dezembro, o Ponta dos Ganchos Resort incentivará o plantio de mudas de árvores nativas dentro do próprio hotel, quando os hóspedes poderão comprá-las e efetivamente colocar as mãos na terra, num gesto de consciência ecológica e amor ao próximo: cada muda terá seu valor de doação de R$ 1.000 que será integralmente (100%) encaminhada ao IGK. Os hóspedes receberão também um material sobre as iniciativas e importantes ações que o IGK conduz, além de ter a sua árvore certificada com nome e data da doação.