A principal agenda do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, em Brasília nesta terça-feira foi no Dnit, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Foi recebido pelo diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão (à direita na foto), e pelo chefe da assessoria especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do órgão, Fellippe Morais (ao centro). Adiló apresentou quatro demandas:
– Solicitamos a duplicação de 900 metros (do antigo Palermo até a Avenida São Leopoldo); o estudo de dois pontos críticos, no entroncamento com a Avenida Rio Branco, entrada de Ana Rech, e em frente ao Hospital Geral; e a liberação dos recursos (R$ 70 milhões via PAC) para a construção do viaduto da Perimetral Norte com a BR – detalhou Adiló.
O município credenciou o projeto do viaduto ao PAC, mas não foi selecionado este ano.
Segundo o prefeito, o Ministério dos Transportes “se comprometeu em verificar a possibilidade de inclusão do recurso ao viaduto (na Perimetral) no orçamento de 2025”. Sobre a duplicação dos 900 metros ,“ficaram de nos dar uma resposta nos próximos dias, visto que é uma demanda de anos”, conta.
A duplicação incompleta, e a falta de providências imediatas, quase singelas, para um trecho tão curto por parte do Dnit é constrangedora. O ministro dos Transportes, Renan Filho, veio a Vila Cristina em junho e orientou a direção regional do órgão:
– Vamos fazer esses 900 metros – disse na ocasião.
Não foi feito.
Ijuí vai ganhar 7 viadutos na 285
O contraste com obras viárias vistosas em outros municípios no Estado é desconcertante. Caxias do Sul terá de montar acampamento na frente do Dnit para ter um (1) viaduto, enquanto outros contornos viários em BRs (Pelotas, na 116 e 392, Lajeado, na 386, Passo Fundo, na 285, mais Santa Cruz em rodovia estadual, a 287) têm vários.
Sobre os R$ 70 milhões noPAC, cabe lembrar que Ijuí ganhou recursos via PAC este ano para seguir com a duplicação de 10,2 quilômetros da 285 em seu contorno viário, com a construção de sete viadutos. Isso mesmo: 7. A duplicação já começou.
Como é difícil uma obra federal no trecho urbano da BR para Caxias.