Surpreende a desinformação da UFRGS sobre a criação de um campus da universidade federal na Serra Gaúcha, conforme noticiado em nota publicada pela coluna do jornalista Rodrigo Lopes de 5/7 em ZH. Fontes da Reitoria e da comunidade acadêmica mencionaram que “ninguém sabe nada” sobre a implantação do campus.
1. Uma fonte de UFRGS destaca que a ação por um campus da universidade na Serra seria restrita a deputados do PT – Denise Pessôa e Pepe Vargas – e ao ministro da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta. O anúncio de que Caxias do Sul receberá um campus da UFRGS foi noticiado pela primeira vez pela colunista de GZH Rosane de Oliveira em 7/6, a partir de conversa com o ministro Pimenta. Naquele dia, informou a colunista, Pimenta havia passado a maior parte do dia em agendas com o ministro da Educação, Camilo Santana, preparando o anúncio de 10 novos campi de universidades federais no país, o que foi feito três dias depois, em 10 de junho.
2. O deputado Pepe lembra que, no dia do anúncio, em Brasília, “não foi dito que o campus de Caxias seria na UFRGS”. Já a deputada Denise destaca que, naquele mesmo dia, em tratativas com o secretário-executivo do MEC, Gregório Grisa, e com o secretário de ensino superior da pasta, Alexandre Brasil Fonseca, o ministério já trabalhava com a vinculação do campus de Caxias à UFRGS. Para Pepe, “é lógico que, devido à proximidade, o campus seria da UFRGS”.
– Não acredito que a UFRGS tenha falta de interesse nesse campus. Caso as instâncias da UFRGS resolverem desprezar a proposta, o que não creio, outra universidade federal poderá assumir o campus – afirma.
3. Na oportunidade, o governo federal anunciou mais de R$ 3,7 bilhões em investimentos para as universidades federais. Entre as obras listadas, duas direcionam-se à UFRGS, conforme detalhamento da Casa Civil sobre os investimentos do PAC Universidades: a infraestrutura e urbanização do campus sede da UFRGS e salas de aula da Faculdade de Direito.
4. A UFRGS está em processo de troca de comando. A mesma fonte da universidade alegou que os candidatos à Reitoria não foram consultados. São três candidatas: Liliane Giordani, Ilma Brum e Márcia Barbosa. Ainda são candidatas. Porém, não desconhecem o assunto. A deputada Denise diz que buscou contato com as três. Falou por telefone com Liliane e, por questões de agenda, sua assessoria contatou com Márcia e falou com professores próximos a Ilma sobre o anúncio feito pelo MEC, de um campus na Serra.
5. Reportagem do Pioneiro tentou contato frequente com a assessoria de comunicação da UFRGS para obter uma posição institucional da universidade sobre o anúncio do campus na Serra. A universidade, até agora, não se manifestou. A orientação foi enviar a solicitação e perguntas por e-mail, o que foi feito. O recebimento foi acusado pela assessoria com a informação de que o gabinete iria avaliar. O retorno foi cobrado pela reportagem, mas a informação é que o assunto seguia com o gabinete do reitor.