Enquanto os partidos que ainda não estão com chapa completa fazem articulações para definir o nome a vice, os pré-candidatos da chapa de centro esquerda, Denise Pessoa (PT) e Alceu Barbosa Velho (PDT), mais a presidente do PT, Joceli Veadrigo, a Piccola, encontraram-se na sexta-feira (21/6) com o presidente do PSB, Adriano Boff, e o líder de bancada, vereador Zé Dambrós.
O convite partiu da frente. O PSB elaborou o documento 40 Propostas para Caxias, mas ainda não definiu seu rumo eleitoral. No partido, há apoiadores manifestos tanto de Adiló como de Denise.
– Eles nos convidaram e apresentaram a chapa Denise e Alceu. Fomos para ouvir, e ouvimos muito – descreve Adriano Boff, que foi reconduzido semana passada à presidência do PSB caxiense.
Confira outras impressões dos participantes sobre o encontro de sexta-feira:
* "(Conversa) Respeitosa. Até as paredes sabem que há pessoas do PSB que apoiam nossa pré-candidatura desde agora. A proximidade do PSB com nossos partidos (PT e PDT) sempre foi muito boa. É evidente que uma força como o PSB nos ajudaria muito." Alceu Barbosa Velho (PDT), ex-prefeito e nome a vice na chapa da frente de centro-esquerda
* "Nos convidaram para uma conversa. Foi muito boa. Relembramos os tempos de Orçamento Comunitário. Alceu foi muito correto com nosso partido. Nós crescemos muito trabalhando no Governo Alceu." Vereador e líder de bancada Zé Dambrós (PSB)
* "Foi uma conversa boa sobre os rumos da cidade. Temos muitas afinidades no que se refere à valorização da participação social e gostaríamos de contar com o PSB no próximo período." Denise Pessôa (PT), deputada federal e nome à prefeitura na chapa de centro-esquerda
Adriano Boff volta a presidir o PSB
Em reunião da comissão executiva municipal do PSB, na semana passada, Adriano Boff foi reconduzido à presidência local do partido. Com a proximidade da campanha eleitoral, o presidente até então, vereador Zé Dambrós, reiterou a necessidade de se afastar da presidência. Boff foi eleito presidente no último congresso municipal do partido e estava licenciado para ocupar cargo no diretório estadual.
Nos próximos dias, o PSB pretende convocar uma reunião com todos os pré-candidatos para apresentação oficial do documento 40 Propostas para Caxias. No âmbito da eleição majoritária, o material informativo do PSB sobre a reunião da executiva frisa que houve "consenso de que o partido deve adotar postura harmônica e de diálogo, evitando clima de ódio em um possível segundo turno".
– Reuniremos os pré-candidatos (do partido à eleição proporcional). Depois disso, sim, expandiremos (a apresentação do documento 40 Propostas para Caxias) para além de nossos quadros. Ainda tem incertezas e indefinições nas chapas majoritárias. Faremos de tudo para que a extrema-direita não logre êxio em inviabilizar nossa Caxias – projeta Boff.