O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em evento realizado neste sábado (21) na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, o PDT oficializou a indicação do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho para concorrer a vice na chapa de Denise Pessôa (PT) na eleição municipal. A união consolida a criação de uma frente de centro-esquerda para a disputa eleitoral no segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul.
O movimento também representa o retorno de Alceu às disputas eleitorais. Ele foi duas vezes vice-prefeito, nas gestões de José Ivo Sartori (MDB), e prefeito da cidade entre 2013 e 2016. Além disso, foi eleito deputado estadual em 2010.
Presidente do PDT de Caxias, o vereador Rafael Bueno diz que a construção da aliança vinha sendo discutida desde o ano passado.
—O PDT está se reaproximando das suas raízes, do campo popular e democrático. Convocamos nosso maior líder a retomar a vida pública pelo bem da nossa cidade — afirma Bueno.
O encontro que consolidou a chapa Denise-Alceu reuniu cerca de 250 pessoas, incluindo os pré-candidatos do PDT ao Legislativo municipal.
O deputado federal Afonso Motta e o deputado estadual licenciado Gilmar Sossella estiveram no ato. O presidente estadual, Romildo Bolzan Júnior, participou por videoconferência.
Além de PT e PDT, a composição também terá apoio do PCdoB e do PV, que estão em federação com o PT. Há ainda negociações avançadas com o Avante e a federação PSOL/Rede.
Na semana passada, Denise se reuniu com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, na tentativa de também contar com o apoio do partido.